11 de outubro de 2009

Dezenove poetas recitaram na III edição do Fala Escritor


Ontem a noite, na MegaStore Saraiva Salvador Shopping, aconteceu a III edição do Fala Escritor e como nas edições anteriores foi um evento cheio de surpresas. Na palestra “Machado de Assis e Profissão do Escritor”, Carlos Alberto Barreto falou sobre as dificuldades que os profissionais do livro passam, pois não há uma regulamentação da profissão de escritor, escritor não se aposenta, não tem registro em carteira e malmente consegue conviver apenas do seu trabalho artístico intelectual.

Barreto convidou Valdeck Almeida de Jesus, vice presidente da Câmara Bahiana do Livro para dar sua opinião sobre o assunto, além dele,  participaram também, Jaime Poeta e Malu Freitas.

Nesta edição, assim como nas outras, apareceram poetas que inscreveram-se na hora do evento para o recital e assim tivemos dezoito poetas mostrando sua arte, vamos aos nomes:


Isabel Bispo, Lucymar Soares, Sandra Stabile, Malu Freitas, Leandro de Assis, René Átila, Varenka de Fátima, Renata Rimet, Monique Jagersbacher, Tássio Revelat, Luís Ramos, Valdeck Almeida, Lucelma Oliveira, Vera Passos, Priscila de Athaides, Jaime Poeta, Ildo Simões, Almir de Oliveira e Carlos Alberto Barreto.


Estava presente também o jovem escritor e poeta Bruno Máriston, estudante do nono ano do ensino médio no Colégio da Polícia Militar_Lobato, Bruno Máriston, que teve seu poema Violência recitado pelo idealizador do evento Leandro de Assis. No poema, Máriston fala que “gostaria de ver o mundo com muita paz e mais decência, onde todos se unissem e desse um basta na violência”. Contamos ainda com a presença dos escritores, Carlos Souza, Alexandre Amaral e da escritora Fau Ferreira, uma das organizadoras do evento.
Além dos livros Diário de Rafinha de Léo Dragone e do Prêmio Literário Valdeck Almeida de Jesus de Poesia, que já estavam programados, foi lançado o livro O Vampiro da Internet de Licínia Ramizete, que foi públicado pela editora gaucha Fábrica de Leitura. Os livros de Léo Dragone e Valdeck Almeida de Jesus estão disponíveis na Saraiva e o da Licínia Ramizete na Siciliano Iguatemi.
Mais uma vez tivemos a honra ter conosco os músicos Carlos Ventura e Rick Vieira que encerraram a programação com interpretações de outros artistas e também com suas composições.

Desta vez a apresentação ficou por conta de Grigório Rocha um dos organizadores e autor do blog Poesia do Absurdo: http://poesiasdoabsurdo.blogspot.com/

Blogs de alguns dos participantes de ontem:

1 Inspirações:

Renata Rimet disse...

Homens e mulheres, cidadãos de bem com o próximo, com a poesia, com a vida.. esta é a essência de um projeto idealizado por Leandro, Fau,Grigorio,Monique e Valdeck e a cada segundo sábado do mês reúnem a pluralidade cultural no espaço Castro Alves da Livraria Saraiva; acredito no poder da palavra, a cada encontro é perceptível a importância e necessidade do espaço para expressão popular, a fila anda, chegamos a vislumbrar numa mesma noite dezoito poetas, contistas, repentistas e cordelistas que pronunciavam seus versos com brilho nos olhos, a cada aplauso, a alegria de ter realizado um sonho... Fala Escritor...expõe sua alma em versos, a porta esta aberta, microfones ligados, o público anseia por mais versos...
Parabéns a este trabalho de divulgação cultural e resgate do artista popular, parabéns Leandro Assis, Carlos Souza, Fau Ferreira, Grigorio Rocha, Monique Jagersbacher, Valdeck A. de Jesus e a Livraria Saraiva, que abriu suas portas para ver e ouvir o escritor falar.

Renata Rimet
Administradora, Educadora ou simplesmente Poeta