15 de março de 2010

Sexta edição do Fala Escritor será na Saraiva Iguatemi



Palestra: A identidade baiana nas obras de Jorge Amado

Resumo: A palestra tem por objetivo fazer compreender a dinâmica intertextual das obras literárias amadianas com as letras de música do cenário baiano, visando encontrar, nesta interface, a síntese desse diálogo: a representação identitária da cultura baiana. Nesse sentido, buscamos compreender como são vinculadas e, até certa medida, comercializadas as imagens da identidade baiana nas obras de Jorge Amado, as quais se atualizam e são ratificadas na música popular da Bahia.

Palestrante: Mayana Rocha - Pós-graduanda no curso Lato Sensu Estudos Culturais, História e Linguagens, pela UNIJORGE. Licenciada em Letras com habilitação em Língua Espanhola, no Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE). Graduanda no curso Ciência Sociais, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Também, membro do grupo de iniciação científica em Estudos Culturais, pela UNIJORGE e do grupo de pesquisa Processos de Hegemonia e Contra-hegemonia (CNPq), pela UFBA, bolsista PIBIC.

Intervenções musicais: Carlos Barros

Lançamentos:
* CD Cantiga Vem do Céu – Carlos Barros
* Impressões Modernas – Teatro e Jornalismo na Bahia – Jussilene Santana (Vídeo Conferência)
* O Velho – Carlos Vilarinho
* Um Pouquinho – Renata Rimet
* Antologia Mãos que Falam – Organização e Coordenação Sandra Stabile (Diversos Autores)... a confirmar

Recital Poético: Nádia Cerqueira, Bruno Máriston, Mauricio Sodré, Carlos Alberto Barreto, Janaína de Oliveira, Lucymar Soares, Josué Ramiro, José da Boa Morte, Isabel Bispo, Carlos Ventura, Lucelma de Oliveira, Priscila de Athaídes, Diego Oliveira, Danilo de Athayde Fraga, Luiz Silva da Silva e Silva, Isaac Matos, Vera Passos, Sandra Stábile, Leandro de Assis, Monique Jagersbacher, Renata Rimet, Valdeck Almeida, Fau Ferreira, Carlos Souza, Grigório Rocha, Malu Freitas, Dé Barrense.

*O poeta cujo nome não esteja incluso na lista e tenha interesse em recitar sua poesia e mostrar o seu trabalho pode solicitar à comissão organizadora e o mesmo será chamado durante o recital.
O Projeto Fala Escritor – Foi criado em 2009, pelo poeta Leandro de Assis, com a colaboração dos escritores Carlos Souza, Fau Ferreira, Grigório Rocha, Monique Jagersbacher, Renata Rimet e Valdeck Almeida. Seu objetivo é unir os novos escritores brasileiros, incentivar a escrita, a publicação e o lançamento de livros, além de disseminar informações referentes ao mercado editorial.

Apresentação: Malu Freitas (escritora convidada)

Data: 20/03/2010 Hora: 19:20 hs
Local: Saraiva Mega Store – Espaço Glauber Rocha
Shopping Iguatemi, 3º Piso (próximo a Perine)

Contato: (71) 8831-2888 (Leandro)
*Entrada Franca

5 Inspirações:

Val disse...

boa sorte no evento!!

LEITURAS MUSICADAS disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
LEITURAS MUSICADAS disse...

Que maravilha!Eu amei saber desse projeto!Faço a direção artística e a seleção/adaptação dos textos de um projeto que acontece aqui em Salvador chamado: Leituras Musicadas. Ele acontece no Tom Do Saber, Rio Vermelho, toda última sexta-feira do mês, com atores, músicos e textos diferente a cada Mês. Sempre utilizo poemas,contos, músicas,romances diferentes...Tranformando-os em um único texto dramatúrgico.Um diálogo entre a literatura, música e o teatro.
Adoraria conhecer mais e mais escritores da nossa terra, Salvador...Para que possamos dialogar, trocar!
Farei de tudo para ir hoje!

Se puderem apareçam lá na leitura desse mês no Tom do Saber; 26 de março, ás 20:00 horas. Entrada Franca.
Direção/ textos:
Thais Alves
Atrizes:
Evelin Buchegger
Tatiana De Lima
Músico
Emerson Cabral

Parabéns, luz e sucesso!
beijos,
Thais

Álvaro Andrade disse...

Bacana o blog, Waldeck.

Assim que puder darei uma passada nesso papo. E ainda tento arrastar alguns do coletivo pra uma canjinha :)


Abs!

Polycarpo disse...

A palestra me interessa, mas estou na Paraíba, após viver 21 anos em Salvador, onde cursei Letras. Se a autora achar conveniente, peço que me informe sobre como poderia ter acesso ao texto.
Vale a iniciativa de apresentar a discussão sobre o tema.
Abraços,
Rildo.