25 de fevereiro de 2010

Fala Escritor 2010

Tradicionalmente realizado na Livraria Saraiva do Shopping Salvador, dessa vez o Projeto Fala Escritor muda de endereço e realizará a 5º edição no Espaço Cultural da Câmara Municipal de Salvador, na próxima quarta-feira, dia 24.

O Projeto Fala Escritor depois de realizar atividades culturais no Fórum Social Temático da Bahia, volta a congregar poetas baianos, dessa vez no Espaço Cultural da Câmara Municipal de Salvador (Praça Tomé de Souza – Centro), na próxima quarta-feira, dia 24, no horário das 16h, às 19h. Seu o objetivo é reunir escritores independentes da nova e velha geração, para celebrar a literatura e incentivar o gosto pela escrita e pela leitura, além de proporcionar informações relativas ao mercado editorial. A programação contará com recital de poesias, lançamentos de livros, apresentações musicais, exposição de livros e bate papo entre os autores. O evento será aberto com a apresentação musical de Dé Barrense e finalizado com o Show Caminhos Abertos de Carlos Venttura.

Esta será uma ótima oportunidade para quem tiver interesse em saber o que os novos escritores baianos andam fazendo e publicando. Serão lançados os seguintes livros: Antologia de Poesias e Poemas, de Janaína de Oliveira; Um Pouquinho, de Renata Rimet; Antologia Mãos que Falam do Projeto Alma Brasileira coordenado por Sandra Stábile (diversos autores).

O recital poético traz os escritores Leandro de Assis Renata Rimet, Valdeck Almeida, Monique Jagersbacher, Grigório Rocha, Fátima Ferreira, Malu Freitas, Bruno Máriston, Pinho Sannasc, Carlos Alberto Barreto, Janaína de Oliveira, Jaime Poeta, Sandra Stábile, Paulo Fernando, Carlos Souza, Rita Maria, Nádia Cerqueira, Mel Cordeiro, Varenka de Fátima, Tassio Revelat, Lucymar Soares, entre outros.

O Projeto Fala Escritor – Foi criado em 2009, pelo poeta Leandro de Assis, com a colaboração dos escritores Carlos Souza, Fau Ferreira, Grigório Rocha, Monique Jagersbacher, Renata Rimet e Valdeck Almeida. Seu objetivo é unir os novos escritores brasileiros, incentivar a escrita, a publicação e o lançamento de livros, além de disseminar informações referentes ao mercado editorial.

Serviço:
O que: Projeto Fala Escritor
Onde: Espaço Cultural da Câmara Municipal de Salvador (Praça Tomé de Souza – Centro)Quando: Dia 24 (quarta-feira), das 16h, às 19h
Entrada: Franca
Informações: (71) 8831-2888 (Leandro)

Programação Projeto Fala Escritor - 5ª Edição
Dia 24, das 16h, às 19h.
Câmara Municipal de Salvador
Praça Thomé de Souza - Centro
40.020-010 - Salvador - Bahia - Brasil

Programação
Apresentação:
Leandro de AssisAbertura e intervenções musicais:Dé BarrenseRecital Poético: Renata Rimet, Leandro de Assis, Valdeck Almeida, Monique Jagersbacher, Grigório Rocha, Fátima Ferreira, Malu Freitas, Bruno Máriston, Pinho Sannasc, Carlos Alberto Barreto, Janaína de Oliveira, Jaime Poeta, Sandra Stábile, Paulo Fernando, Carlos Souza, Rita Maria, Nádia Cerqueira, Mel Cordeiro,Varenka de Fátima, Tassio Revelat, Lucymar Soares
Lançamentos:
Antologia de Poesias e Poemas – Janaína de OliveiraUm pouquinho – Renata Rimet
Projeto Alma Brasileira Lança ANTOLOGIA MÃOS QUE FALAM - Coordenação Sandra Stábile (diversos autores)
Stand de Livros:
Venda de livros de escritores independentes da Bahia
Show de encerramento:
Caminhos Abertos – Carlos Venttura

*Entrada Franca
Contato: (71) 8831-2888 (Leandro)

19 de fevereiro de 2010

Programação Projeto Fala Escritor - 5ª Edição

Meus caros e minhas caras é com satisfação e orgulho que o Projeto Fala Escritor convida para sua 5ª edição, que acontecerá no dia 24/02/2010 (quarta-feira), às 15:40h, na Câmara municipal de Salvador - Praça Tomé de Souza, Centro (próximo ao Pelourinho)

  Programação

Apresentação:
Leandro de Assis

Abertura e intervenções musicais:
Dé Barrense

Recital Poético:
Renata Rimet, Leandro de Assis, Valdeck Almeida, Monique Jagersbacher, Grigório Rocha, Fátima Ferreira, Malu Freitas, Bruno Máriston, Pinho Sannasc, Carlos Alberto Barreto, Janaína de Oliveira, Jaime Poeta, Sandra Stábile, Paulo Fernando, Carlos Souza, Rita Maria, Nádia Cerqueira, Mel Cordeiro,Varenka de Fátima, Tassio Revelat, Lucymar Soares

Lançamentos:
Antologia de Poesias e Poemas – Janaína de Oliveira
Um pouquinho – Renata Rimet

Projeto Alma Brasileira Lança ANTOLOGIA MÃOS QUE FALAM - Coordenação Sandra Stábile (diversos autores)

Stand de Livros:
Venda de livros de escritores independentes da Bahia

Show de encerramento:
Caminhos Abertos – Carlos Venttura

*Entrada Franca

Câmara Municipal de Salvador
Praça Thomé de Souza - Centro
40.020-010 - Salvador - Bahia - Brasil

Contato: (71) 8831-2888 (Leandro)



Projeto Fala Escritor - Criado pelo poeta Leandro de Assis, com a colaboração dos escritores Carlos Souza, Fau Ferreira, Grigório Rocha, Monique Jagersbacher, Renata Rimet e Valdeck Almeida. O objetivo é unir os novos escritores brasileiros, incentivar a escrita, a publicação e o lançamento de livros, além de disseminar informações referentes ao mercado editorial. 

O Filho da Ditadura



O Filho da Ditadura de Juvenal Teodoro Payayá.

É um romance de 178 paginas repletas de amarguras. A apresentação é do cientista político Jorge Almeida.
Tudo começa em primeiro de abril.
Uma das inovações marcantes no texto é a relação contraditória do indígena com a ditadura militar.
O personagem é forte e foge dos padrões habituais, não se submete e não se deixa tutelar.
Os episódios que destacam torturas a mulheres chamam a atenção para o estupro e o sadismo do torturador.
O ato vil é identificado como prática comum nas prisões das ditaduras da Latino América.
As consequências são Os Filhos da Ditadura.
É um texto forte onde através dos personagens discutem-se Ligas Camponesas, Indústria bélica, Pedra do Cavalo, Ciltura indigena, Riocentro, Previdência privada, exilio, vinhos finos e muito mais. Vale a pena sua leitura.


Mais informações em:
www.juvenal.teodoro.blog.uol.com.br 
http://mais.uol.com.br/juvenalpayaya

10 de fevereiro de 2010

Projetos Literários unidos no FSMT-BA

Foi tudo de bom, reunião de pessoas com algo em comum, amor pela arte, cultura e educação... reafirmamos propósitos, buscamos novos caminhos e temos a certeza que saímos ainda mais fortalecidos, parabéns aos que expuseram pensamentos, defenderam suas causas, criticaram o que entenderam necessitar criticas; é assim que construímos um mundo melhor, é assim que aprendemos o verdadeiro significado do termo democracia - praticando.




Aos amigos do Fala Escritor, não tenho palavras para expressar a felicidade que esse projeto tem proporcionado, ao Valdeck Almeida de Jesus esse gênio das idéias, que orgulha-nos sempre com seus feitos, ao Alma Brasileira, digo a Sandra Stabile, mulher delicada e ao mesmo tempo forte, emocional e decidida, sem sombra de dúvidas a maior responsável pela qualidade do show apresentado, ao Movimento A Plêiade, do qual faço orgulhosamente parte desde o ano passado, compareceu com sua diretoria, abrilhantou ainda mais o nosso momento, eternos agradecimentos a Talita Fontes e Carlos Conrado, ao Artpoesia tão bem representado por Carlos Barreto e Boa Morte, aos vencedores do prêmio Mãos que Falam, aos colaboradores da UNEB que nos receberam e apoiaram do inicio ao fim, sempre pacientes e com um sorriso acolhedor, a Lourenço Filho e sua Visão de Poeta, ao professor Franklin, seu sorriso carismático e seu mundo visionário, a Camila e Tai Ceuta pela paciência e amor incondicional e a todos que adentraram o salão para ver o escritor falar, emocionar e ficar sem palavras, a todos vocês meu muito obrigada, seguiremos a sugestão de Drummond...

Mãos Dadas – Carlos Drummond de Andrade
Não serei o poeta de um mundo caduco.
Também não cantarei o mundo futuro.
Estou preso à vida e olho meus companheiros.
Estão taciturnos mas nutrem grandes esperanças.
Entre eles, considero a enorme realidade.
O presente é tão grande, não nos afastemos.
Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas.
Não serei o cantor de uma mulher, de uma história,
não direi os suspiros ao anoitecer, a paisagem vista da janela,
não distribuirei entorpecentes ou cartas de suicida,
não fugirei para as ilhas nem serei raptado por serafins.
O tempo é a minha matéria, o tempo presente, os homens presentes,
a vida presente.

*Texto escrito por Renata Rimet para o blog www.vicioemversos.blogspot.com