13 de setembro de 2011

Acessibilidade, Cidadania, Música e Poesia...

São vinte e cinco edições e muita coisa temos para aprender...


O Projeto Fala Escritor nasceu da iniciativa do poeta e historiador Leandro de Assis, juntamente com alguns colegas que buscavam um espaço capaz de reunir poesia, informação e entretenimento; ao finalizarmos esta edição temos a certeza que a responsabilidade é grande, a busca por conhecimento é infinita e talento e graça é uma marca do povo brasileiro.


O palco já estava armado, o cenário precisava de alguns retoques e os colaboradores da Livraria Saraiva deram um verdadeiro show.



Jandiara Barreto, Rodrigo Ribeiro e Keyla Nabuco nos disseram que poderiam fazer uma pequena participação musical no projeto, nós acreditamos e ali no palco vimos nascer  um  grupo,  até    aqui    batizado de É Isso Aí!
O público entusiasmado, nós que organizamos a edição sabíamos que o tempo é como o refrão de Cazuza "não para" e ainda tinha muita coisa para acontecer, embora pudéssemos ficar ali, ouvindo eles a noite toda, sem medo de sermos completamente felizes.

Confira o início da apresentação do grupo: 

Precisávamos dar seguimento à proposta da noite e a música fez sua pausa, a temática abordada seria Acessibilidade, e mais que conceitos pré estabelecidos, precisávamos buscar modelos possíveis e com o auxílio de José Saramago e a fantasia de um autor que nos lembra "a responsabilidade de ter olhos quando os outros os perderam"  - a convidada professora Jerusa Maria iniciou um bate papo que abordou desde o desenvolvimento do alfabeto Braille, alguns itens que facilitam o trato das pessoas que não tenham visão física e ainda leu dois poemas de seu primeiro livro Olhos D´Alma, o toque suave das pontas dos dedos nas páginas pontilhadas instiga-nos a desvendar os mistérios da leitura Braille.

A palestrante nos mostra que incluíram os não cegos neste universo,
agora os livros possuem a versão Tinta e a versão Braille, no mesmo exemplar, o que viabiliza o processo de inclusão, facilita o compartilhamento e a troca de informações. Aos poucos vamos aprendendo a melhor forma de partilhar o conhecimento.

     Ao final da palestra, o que ficou evidente para todos os presentes é que ACESSIBILIDADE não é um termo da moda, é uma questão de consciência cidadã: se a ferramenta certa é oferecida, tudo caminhará para o sucesso...

Jerusa Maria Ferreira de Souza é Professora Especializada em Educação de Deficientes Visuais, formada em Letras pela UCSal, chefiou o setor de Braille da Biblioteca Central por doze anos, dos cerca de trinta e três que prestou serviços à entidade. Viajou pelo Brasil fazendo palestras sobre educação e inclusão do deficiente visual e publicou dois livros, Olhos D´Alma e Pedaços de Mim.

Sangue Novo - 21 Poetas Baianos do Século XXI

     O livro Sangue Novo foi apresentado em seguida ao público através dos autores que estiveram presentes ao evento. Da esquerda para direita: Fabrício de Queiroz, Érica Azevedo, Vânia Melo, Gabriela Lopes, Clarissa Macedo, Caio Rudá e Alexandre Coutinho.

     Ficou evidente uma característica marcante entre os poetas, a timidez, o que nos leva a uma reflexão a respeito da poesia falada, lida ou simplesmente guardada às escondidas, ou seja, não importa o século que vivemos, haverão sempre pseudônimos, autores desconhecidos e poesia a ser desvendada, mesmo que o autor não mostre sua verdadeira face e nos deixe interpretar a revelia; ainda assim, nos foi possível viajar na poética do grupo, e mais uma lição foi reforçada nesta noite...

"Há poesia em tudo - na terra e no mar, nos lagos e nas margens dos rios. Há-a também na cidade - não o neguemos - facto evidente para mim enquanto aqui estou sentado: há poesia nesta mesa, neste papel, neste tinteiro; há poesia na trepidação dos carros nas ruas; em cada movimento íntimo, vulgar, ridículo, de um operário que, do outro lado da rua, pinta a tabuleta de um talho."

Fernando Pessoa


E não pensem que a poesia é privilegio dos tímidos, característica que passa bem distante do performático Gibran Sousa, músico e poeta que subiu ao palco acompanhado de Bi Moraes e Gabriel Barros (Banda Irritmia) literalmente hipnotizando a plateia com um show dinâmico e ousado, arrancando aplausos entusiasmados.
O poeta estabelece um diálogo provocador com as artes plásticas, o drama, e o universo circense, assim como outras expressões artísticas.
Confiram o blog de Gibran Sousa: http://gibransou.blogspot.com/

A música envolvia a todos, era sábado a noite e embalados na poética de Luiz Miranda de Menezes, Vera Passos, Jaime Poeta, Claúdio Dórea de Simões Filho, Iraildo Dantas (Lua), Pinho Sannasc, Simeão Sousa e Vanise Vergasta, encerramos mais uma edição do Projeto Fala Escritor, certos de que ainda temos muito o que aprender.


 
Esta edição foi apresentada por Leandro de Assis e Renata Rimet


Fotos: Tairine Ceuta
Video: Valdeck Almeida de Jesus
Texto: Renata Rimet

Projeto Fala Escritor - Aqui Você Acontece!

Próximo encontro dia 08 de Outubro

2 Inspirações:

Musa disse...

Infelizmente não pude comparecer...

Fiquei com água na boca...

Abraços a todos,

Fau Ferreira

Renata Rimet disse...

Sou bastante suspeita para comentar esse blog., porém a cada edição a vontade é que dure mais, que tenhamos mais tempo para ouvir, ser ouvido e melhor ainda nos confraternizar com todos presentes...sonhar não custa nada...mês que vem tem mais, eu vou!