23 de outubro de 2011

Fala Escritor é Irreverência!




Há muito tempo o Fala Escritor aguardava o retorno de Dé Barrense, o porta voz do Rio São Francisco, que estava em turnê por São Paulo. O músico, que costumava apresentar-se sozinho, trouxe seu filho, o violonista Cristiano Barrense e, juntos, deram o tom da noite…




Entre as canções apresentadas pela dupla, a apresentadora Renata Rimet surpreendeu a plateia e a seu amigo e também apresentador do projeto, Valdeck Almeida de Jesus. Com uma homenagem previamente combinada com os músicos, foram apresentadas poesias musicadas por Dé Barrense, todas de autoria de Valdeck, algumas já conhecidas do público que acompanha o trabalho do artista via site ou pelas rádios Raiz Online (Portugal) e Web Sol (São Paulo). De acordo com Renata "surpreender os amigos de forma positiva faz muito bem a nossa alma..."

 O convite para abertura do recital foi realizado de forma inusitada, dessa vez Rimet realizou a leitura do texto da escritora Carla Elísio, "Por que Escrever"

 
"(...) escrever para se redimir, mas por que escrever se ninguém há de me ouvir? Apenas vão ler, e ainda assim não vão sentir: a emoção cujas palavras intencionam transmitir. Como transcrever num papel em branco a magnitude dos mais belos sentimentos que habitam um coração humano..."
                           http://www.recantodasletras.com.br/pensamentos/3182612
Lançamentos da Noite

 

 


E não pensem que acabou tudo por ai, afinal de contas era só o início de uma noite que prometia muita informação e cultura. E assim Valdeck convida ao palco o professor Domingos Ailton que lançou o livro "Figuras Típicas e Religiosidade Popular de Jequié", abordando de forma inteligente a importância da Tradição Oral e a Literatura Regional. O professor foi aplaudido por sua iniciativa de registrar o depoimento de figuras ímpares do nosso sertão, conservando a memória local e dados que certamente seriam esquecidos com o passar dos anos.

 

O lançamento seguinte da noite era internacional e carregado de ideologia. Após declamar "Che, Seguiremos seu rumo", Renata Rimet convidou o cineasta, escritor e poeta Carlos Pronzato, argentino de nascimento e baiano por convicção, para nos presentear com sua irreverência e paixão pelo guerrilheiro Che, diga-se de passagem na data em que se comemora o Dia do Guerrilheiro Heróico... Carlos Pronzato é autor do livro "CHE, Um poema Guerrilheiro" que foi apresentado ao público de forma entusiasta, provocando a curiosidade e interesse na aquisição dos exemplares expostos.

"(...) Che, seguiremos a fumaça da pólvora, o brilho do teu sangue, impregnado na neblina e tocaremos com cuidado tua lembrança..."
                                           Carlos Pronzato



Também esteve presente nesta edição para divulgar o lançamento do seu primeiro livro solo a escritora, poetisa e educadora Ivone Alves Sol. A autora é pura emoção ao  falar e exibir a obra denominada Sol Vendo Sentidos...
 A família Fala Escritor deseja muito sucesso na empreitada e que venham muitos outros lançamentos, afinal o "Sol" nasceu para todos... 
 



Mas o mês de outubro é também das crianças e a elas o Projeto Fala Escritor dedicou esta edição, através da homenagem ao escritor mirim Gabriel Maciel que não pode comparecer por motivo de força maior, porém a sua família deu show de simpatia e representatividade. Clara Maciel (mãe) e Camilla Maciel (irmã) não mediram esforços para homenagear o caçula da família de escritores. Porém o que Gabriel não sabe é que perdeu uma linda declaração de amor que seu padrasto fez para a matriarca da família, Clara Maciel, que emocionou e foi emocionada. O clima romântico tomou o ambiente e a noite seguiu com mais poesia, contos, causos, música e uma bela confraternização entre todos os presentes…
 

Assinaram a lista de presença

Rosana Paulo, Tassio Revelat, Valdeck Almeida de Jesus, Leandro de Assis, Renata Rimet, Pinho Sannasc, Iraildo Dantas (Lua), Malú Ferreira, Josué Ramiro Ramalho, Jorge Carrano, Carlos Souza, Luiz Menezes de Miranda, Moreira Barreto, Cláudio Dórea de Simões Filho, Naggai Monteiro, Domingos Ailton, Jorge Barros, Teresa Romano, Yasmin Canardelle, Lipe Schkrab, Leonardo Dias, Carlos Pronzato, Elizabeth Saldanha, Juliana dos S. Silva, Witan Santos Maciel, Juliele dos S. Silva, Clara Maciel, Beatriz R., Ivone Alves Sol, Aline Santana, Everaldo Santos, Rogério Motta, Rui Patterson, Camilla Maciel, Erivelton dos Santos, Luan Igleise, Cristiano Rufino dos Santos, Thamires Santana e demais que rubricaram o livro.

O próximo encontro esta marcado para 12 de Novembro, contamos com a participação de todos !


Baixe aqui o texto integral do Boletim do Fala Escritor de Outubro de 2011. Basta Clicar...

3 Inspirações:

Carla Elisio disse...

Que maravilha Renata fiquei muito emocionada e lisonjeada em saber que a abertura do recital foi com um dos meus textos, realmente foi uma noite linda e poética parabéns ao Projeto Fala Escritor mais uma vez!!!
Ass. Carla Elisio

Unknown disse...

Maravilhoso projeto, abrindo portas ao sempre belo ato de criação, parabéns, abraço a todos

Leandro de Assis disse...

O prazer é nosso, gostamos de conhecer e incentivar o trabalho dos escritores baianos. E assim cresceremos juntos!