30 de julho de 2011

Fala Escritor Edição Especial - Domingo na Praça

O sol raiou anunciando que o dia estava para  Poesia, Diversão e muita Arte!


Com o lema “Aqui você acontece!”, o projeto Fala Escritor abre, mensalmente, espaço para poetas, cronistas, contadores de causos e de histórias, além de outros artistas que queiram mostrar sua arte para o público de Salvador.
O projeto nasceu da iniciativa do historiador e poeta Leandro de Assis, em parceria com outros artistas da palavra.

Em comemoração ao Dia do Escritor , a Fundação Pedro Calmon com sua Biblioteca Móvel abriu espaço para o Projeto Fala Escritor - O Domingo na Praça teve poesia, prosa, alegria e muita animação...

No veículo da Biblioteca  o público tem a sua disposição mais de 500 livros e revistas, incluindo obras de vários gêneros das literaturas nacionais, estrangeiras e infanto-juvenis, além de gibis e jornais, que são disponibilizados em estantes e mesas.


A Confraria CAPPAZ foi representada pelos confrades e confreiras Pinho Sannasc, Vera Passos, Luiz Menezes de Miranda, Valdeck Almeida de Jesus, Renata Rimet, Iraido Dantas, além dos participantes Carlos Souza, Bruno Mariston, Cristiano Sousa, Lícia Catarine, Aline Santana e Luise Souza.


Domingo é dia de poesia no Dique do Tororó...esperamos todo mundo lá!!!



Serviço:

O que: Domingo na Praça com a participação do Fala Escritor
Onde:  Dique do Tororó
Quando: Dias 31, das 8h às 12h
Quanto: Grátis
Contato: 71 3117- 6035

20 de julho de 2011

Fala Escritor no Farol da Barra e no Dique do Tororó


 
É com alegria que convidamos a todos para duas edições especiais, em parceria com o projeto Domingo na Praça, da Fundação Pedro Calmon/SecultBA. A primeira será neste domingo, dia 24, a partir das 9h, no Farol da Barra, e a segunda no domingo seguinte, dia 31, no Dique do Tororó. Os organizadores e poetas do Fala Escritor levarão para as ruas da cidade muita prosa e poesia, com o intuito de incentivar o hábito da leitura, em crianças, jovens e adultos. A Biblioteca Móvel estará à disposição       do público no horário das 8h às 12h. 

                                                         
Com o lema “Aqui você acontece!”, abrimos mensalmente, espaço para poetas, cronistas, contadores de causos e de histórias, além de outros artistas que queiram mostrar sua arte para o público de Salvador.  O sarau do Fala Escritor acontece sempre dentro dos shoppings, mas o nosso objetivo é levar a poesia para as ruas e praças da cidade. Para começar essa nova etapa, a parceria com o a Biblioteca Móvel será muito positiva, pois estaremos juntos em uma ação já consolidada nas Praças de Salvador.
  
                                                 

No veículo da Biblioteca Móvel, o público tem a sua disposição mais de 500 livros e revistas, incluindo obras de vários gêneros das literaturas nacionais, estrangeiras e infanto-juvenis, além de gibis e jornais, que são disponibilizados em estantes e mesas. Os leitores encontram ainda leitura ao ar livre, oficinas literárias, recital de poesia, teatro, arte educadores e contação de histórias, jogos recreativos e educativos.
Serviço:
O que: Domingo na Praça com a participação do Fala Escritor
Onde: Farol da Barra e Dique do Tororó
Quando: Dias 24 e 31, das 8h às 12h
Quanto: Grátis
Contato: 71 3117- 6035

Uma noite especial!

Fala Escritor em Quadrinhos, este foi o título de mais uma edição do Projeto Fala Escritor, que tem encantado pessoas de todas as idades em suas programações na MegaStore Saraiva do Shopping Iguatemi. No último sábado, o cartunista Antônio Cedraz levou para o evento histórias da Turma do Xaxado e divertiu tanto crianças quanto adultos com seus personagens pra lá de nordestinos, com um humor arisco e uma inteligência sagaz, capaz de trazer para o universo infantil assuntos como a seca, a fome e as desigualdades sociais com um tom irreverente que é a marca do nordestino. Fazendo referência a uma música do Terra Samba, o nordestino é o povo que "vai batucar na panela vazia e fazer carnaval".

A presença de Iara Castro, foi mais uma vez marcante e sedutora. Com voz melodiosa e musicalidade à flor da pela, Iara encanta todas as vezes que participa do projeto. Desta vez ela trouxe no repertório músicas de sua autoria e de grandes nomes da MPB. Com uma interpretação ímpar, ela fez com que o público pedisse biz ao final do evento, pedido atendido com a simpatia e o entusiasmo de sempre, que já é uma marca da artista.


Nesta edição, a apresentação foi dupla: as escritoras e também organizadoras do evento Cymar Gaivota e Fau Ferreira se revezavam e até apresentavam juntas a programação da noite, trazendo mais dinamismo e jogo de cintura para encaixar na programação os artístas e poetas que chegam ao Espaço Gláuber Rocha e solicitam oportunidade para se apresentar.


O quadro “Quem é o escritor(a)” contou com a presença especial de Nildes Trigueiros, frequentadora do espaço e uma das poetisas que se sobressaem nas declamações. Na apresentação pessoal Nildes não deixou barato. Fez o que sabe e mais um pouco. Declamou poemas de sua autoria e de Drummond de Andrade, além de contos dos Irmãos Green  para a plateia e fazer todo mundo participar com sugestões do nome do personagem, numa interação que só uma boa contadora de estórias poderia ter conseguido.


O Fala de julho teve um brilho especial, pois recebemos de presente o livro “A Centaura e a Esfinge” que será lançado no dia 01 de agosto, pelo escritor Jorge Carrano.







Ainda tivemos a apresentação do Grupo Infantil de Teatro da Biblioteca Monteiro Lobato, com direção de Sérgio Mício e texto de Cristiano, fizeram uma belíssima apresentação, foi um prazer imenso recebê-los tanto para nós da organização quanto para todos que se fizeram presentes.


Assinaram o livro de presença:
Renata Rimet, Leandro de Assis, Valdeck Almeida de Jesus, Edson Cerqueira Reis, Cremilda de Jesus, Varenka de Fátima, Vera Passos, Luiz Menezes, Rebeca de Santana, Iraildo Dantas, Nildes Trigueiros, Lucymar Soares, Benjamim Batista, José Lourenço, Maria Alves Garcia, Ana Paula Almeida, Maria das Graças Carneiro, Fernanda Cedraz, Edmundo Lima, Aline Neves, Iracema de Araújo, Patrícia Santos, Eliozeas de Almeida, Nilza Cedraz, Jacira Cedraz, Ademar Oliveira, Ícaro Cedraz, Josué Ramiro, Jorge Carrano, Simião Souza, Pricilla Maria, Vitor Brito, Maria da Glória Barreto, Lucas Nascimento, Rosa Valente, Eduardo Ferreira, Solange Amaral, Tiago Liberato, Maria Helena, Aline Santana, Bismarque de Jesus, Cláudia Bressy, Elane de Quadros, Daniel Bressy, Magara Oliveira, Carlos Souza, Claudia Neves, Naggai Santana, Marlene Filho, Ludmila Santos, Alice Neves, Érica Silva, Cailon Santos, Lorrana Oliveira, Raquel Araújo, Marla Souza, Iara Carmo, Iara Castro, Leônidas Greco, Fau Ferreira, Valquiria Guedes, Valdeck Almeida de Jesus Junior, Valdecy Almeida de Jesus, Vanise Vergasta, Delma Oliveira, Rosana Paulo, Lair Cohen, Tina Tude, Carlos Souza e mais algumas pessoas que assinaram com rubrica.

Baixe o Boletim do Fala Escritor: clique AQUI.

16 de julho de 2011

Homenagem a Isaac Matos

Poeta não morre...

Poeta é sempre igual, rasga o coração e no sombreado dos momentos difíceis ele oscila, e clama sem exitar, rasga seu sonho no papel, quando seus planos tentam desmoronar
E diz: “minha inspiração encerrou, onde eu estou, sou somente a solidão de mim mesmo, nada me vem, que pavor”...

E em pouco tempo desse chorar
logo vem a luz brilhar, as cores e matizes
e volta a alinhavar palavras no seu coração
o poeta tem algo peculiar que encanta
ele tem o arco-iris nos dedos e na alma

O poeta do coração gigante tem sempre uma palavra
Que move as entranhas do seu ser poético; nostágico, ilusório,Fanático, surreal, apaixonado ou mesmo odiado, ele derrama sua essência e vai a deambular pela estrada da imaginação a saltitar inspiração...

Que muitas vezes para ele é como se fosse
uma única, talvez a derradeira ou última viagem
mas a sua marca vai ficar como uma devoção

E nessas minúsculas e pequeninas letras
Ele se derrama e ...
Torna-se grande pelo seu significado ...

Poeta chora e geme,

Mas não para,

E não morre!

Jamais!!!


Nina


Texto:
http://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=188555
Foto: Tairine Ceuta
Blog do Isaac Matos: http://isaacmatos.blogspot.com/

Infelizmente Isaac foi brutalmente assassinado nesta semana, em seu apartamento da Praia do Corsário.

6 de julho de 2011

Fala Escritor em Quadrinhos


A Turma do Xaxado invade o Espaço Glauber Rocha

De acordo com o site oficial de Cedraz, "a Turma do Xaxado é formada por personagens tipicamente brasileiros, cada um com seu jeito próprio de falar, pensar e agir, passando pelas várias classes econômicas, graus de instrução etc. É uma turminha heterogênea como o povo brasileiro, vivendo historias que falam da nossa terra, encantos e problemas, mas sem perder de vista a universalidade da experiência humana”.

O Premiado cartunista Antonio Luiz Ramos Cedraz, criador da Turma do Xaxado, nasceu em uma fazenda no município de Miguel Calmon (BA), mas cresceu e formou-se professor primário em Jacobina, a poucos quilômetros da cidade natal, onde teve os primeiros contatos com as histórias em quadrinhos.

Ele nos contará como foi sua trajetória até se tornar um dos principais cartunistas do país e ganhador dos prêmios HQ MIX (1999, 2001, 2002 e 2003), além do Prêmio Ângelo Agostini de “Mestre do Quadrinho Nacional”.

Teremos também o lançamento do livro "Varal Antológico", organizado por Jacqueline Aisemans, parceira de Valdeck Almeida de Jesus, um dos ícones da literatura baiana. Muitos escritores na Bahia e também em outros estados reverenciam o Valdeck pelo apoio e fomento à arte e à cultura, sendo que, muitos deles publicaram pela primeira vez após conhecerem o renomado autor. No site da Biblioteca Nacional, constam mais de 40 títulos assinados por este amante das letras.

No quadro "Quem é o Escritor?", apresentaremos a escritora e poetisa Nildes Trigueiros Rodrigues, graduada em pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Nildes além de escrever livros infanto–juvenis e ser contadora de histórias, também cria e declama poemas. Dentre alguns livros que escreveu estão: "Palhacinho, Palhacinho", "Onde foi parar o monstro do banheiro" e "O assassinato misterioso" (no prelo).

Iara Castro mais uma vez, nos dará a honra de ouvir a sua voz. Em todas as edições que essa menina participou agradou e muito o público, que cantou e se emocionou com ela. Dessa vez não será diferente, ela trará em seu repertório trabalhos autorais e interpretações de grandes nomes da MPB.

Não esquecendo do já consagrado recital poético que é um dos pontos altos do evento.

Apresentação: Fau Ferreira e Cymar Gaivota

O que: Fala Escritor
Quando: 16 de julho de 2011, às 18 horas
Onde: Livraria Saraiva do Iguatemi
Entrada: Grátis

Site do XAXADO: http://www.xaxado.com.br/

Texto: Leandro de Assis
Edição: Valdeck Almeida de Jesus

Baixe o Boletim do Fala Escritor de junho aqui.

CAFÉ COM POESIA E UMA REFEIÇÃO COM GOSTO DE PAZ!




A Confraria de Artistas e poetas pela paz (CAPPAZ) mais uma vez encantou os artistas e poetas baianos ao promover um café literário que congregou artistas e poetas baianos, juntamente a anfitriã e presidente da CAPPAZ, Joyce Lima Krischke que é Porto Alegrense. O café foi gentilmente ofertado pela CAPPAZ na pessoa de sua presidente, e o evento realizado no hotel Bahia Sol no bairro da Vitória.




imagens:arquivo Seccional Salvador

O delicioso recital foi conduzido pelo ator e poeta guanambiense Deomídio Macedo, presidente da seccional CAPPAZ na Bahia e que esteve gravando o áudio de todo o recital para ser exibido no programa “Canta Rouxinol Canta, apresentado por ele próprio na Web Radio Sol, dirigida pelo poeta e locutor Flávio Martinez.
O banquete cultural contou com a presença de diversos artistas, poetas e confrades, dentre os quais estavam Leandro de Assis, Pinho Sannasc, Iraildo Dantas, Jorge Carrano, Ewerton Matos, Sandra Stábile, Lucymar Soares, Vera Passos, Malu Ferreira, Tatiana Cardim, Majú Guerra, Dinalva Macêdo e Marlene Filho.
A Diretora de Projetos Sociais e Eventos, a confreira CAPPAZ Eliene Dantas de Miranda também esteve presente e agregou bastante ao evento. Ela que é baiana, mas reside em São Paulo, fez questão de deixar claro o seu enorme carinho pela terra natal.
O Ator, Artista plástico e Locutor da “Radio Globo 90,1” e “CBN Salvador” Eweton Matos também marcou presença e mais uma vez emprestou a sua belíssima voz aos textos de alguns poetas que solicitaram a sua majestosa intervenção. Ewerton que esteve a vontade entre os poetas parecia se contagiando e inclusive cogitou a possibilidade de se tornar um poeta.
As mulheres que estavam em maioria, indiscutível mente deram um show poético e de forma maviosa, declamaram textos autorais e mostraram a força do ser mulher.
Os homens também recitaram e mostraram que mesmo em minoria a poesia não tem sexo ou qualquer outro tipo de distinção e para tanto os rapazes declamaram e em alguns momentos dedicaram os poemas a algumas musas ali presentes.
As fotografias deram um toque a mais no evento e certamente ajudaram a descontrair ainda mais o ambiente. Ficaram registrados em cada câmera, cada mente e cada coração momentos por certo inesquecíveis.

Ao final do recital poético Deomídio Macedo e Eliene Dantas expressaram os seus sentimentos enquanto baianos e CAPPAZES. Eles extenderam o convite a todos que queiram se unirem a CAPPAZ na disseminação do ideal de amor e paz, deixando assim a cargo da presidente Nacional as considerações finais.
Joyce Krischke em sua fala de encerramento, descreveu a sua alegria e gratidão para com a Bahia e para com os confrades e confreiras ali presentes, sentimento que se entende a todos os artistas e poetas que semeiam a paz através dos seus trabalhos e reiterou o convite aos que queiram se tornar verdadeiramente um CAPPAZ. Após o convite feito, a imediata resposta veio em forma de sonoras palmas e com um gesto espontâneo no qual os presentes ergueram a bandeira da confraria, como quem grita em alto e bom som... “Sim, Sou CAPPAZ”.

Link para entrevista no programa de rádio Canta Rouxinol Canta, acesse, ouça, comente...