23 de março de 2012

Ação Poética nas Comunidades se inicia no Solar do Unhão


Ação Poética nas Comunidades se inicia no Solar do Unhão

FUNCEB lança projeto de intervenção artística e social através da poesia

A Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), unidade da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), lança o projeto Ação Poética nas Comunidades, que se propõe a levar a poesia, em sua diversidade de estilos e abordagens, a comunidades populares de Salvador. A estreia se dá no dia 25 de março (domingo), das 15 às 19 horas, na comunidade do Solar do Unhão, na Avenida Contorno, localizada ao lado do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA), apoiador desta primeira edição. O evento é gratuito, aberto ao público, e terá a participação de 12 poetas e coletivos que levarão performance, poesia audiovisual, saraus, oficinas, hip hop, grafite, instalações poéticas, leituras, declamações e uma série de atividades envolvendo esta arte.
.
Poetas que geralmente não se encontram unem-se em uma diversidade ímpar, desejando compartilhar democraticamente de sua arte. Assim, todos vão experimentar de um ambiente rico em palavra e paisagem, numa das mais belas vistas da capital baiana. Junto aos moradores e amigos da comunidade do Solar do Unhão, estarão Kátia Borges, Karina Rabinovitz, Nílson Galvão, Silvana Rezende, Zemário, Valdeck Almeida de Jesus (do Coletivo Fala Escritor), Douglas Almeida e o grupo infantil Isto e Aquilo, da Biblioteca Betty Coelho, Coletivo Blackitude com Nelson Maca e convidados, o poeta cachoeirense João de Moraes Filho, o poeta Uilians Souza, Raiça Bomfim e o poeta advogado Marcos Peralta. Ainda marcarão presença o Projeto Linha do Abraço, do MAM, Carolina Sá e Roseli Amado, artistas que integram a equipe do MAM, e os integrantes da coordenação de Literatura da FUNCEB: a coordenadora Milena Britto e o assessor Rodrigo Figueiredo, garantindo a aproximação efetiva da Fundação Cultural.
.
Depois da estreia, outras novas edições do Ação Poética nas Comunidades serão realizadas ao longo do ano, na pretensão de fazer intervenções artísticas e sociais em zonas que apresentem tensão social, problemas de violência e escassez de bens culturais, proporcionando um tempo e um espaço para reflexão, sob o encanto da palavra poética. Cada vez mais assumida como uma arte interdisciplinar e com inúmeras possibilidades de abordagem, a poesia extrapola os espaços canônicos e invade praças, ruas, becos, favelas, bares, muros etc., deixando a cidade mais colorida, mais leve e mais humana.



AÇÃO POÉTICA NAS COMUNIDADES

Edição 1: Solar do Unhão

Onde: Comunidade Solar do Unhão (Avenida Contorno, entrada pelo MAM)

Quando: 25 de março, 15 às 19 horas

Quanto: Gratuito

Realização: FUNCEB/SecultBA

Apoio: MAM-BA



------------------------------------------------------

Assessoria de Comunicação

Fundação Cultural do Estado da Bahia – FUNCEB

(71) 3116-6781/ 6782/ 6783


Paula Berbert – paula.funceb@gmail.com | (71) 9127-7803

Taciana Teles - tacitelles@yahoo.com.br | (71) 9958-1334



FUNCEB





SecultBA







AGENDA CULTURAL BAHIA

0 Inspirações: