20 de março de 2012

O Resultado da diversidade é o sucesso!

Em uma noite reservada a homenagens, emoções, músicas e poesias, o Projeto Fala Escritor celebrou nomes importantes na cultura brasileira. A segunda edição de 2012 foi um misto de emoção, cultura, lazer e informação para satisfazer, inclusive, o público mais eclético.

O Projeto Fala Escritor mais uma vez asseverou em um dos seus eventos a boa prática do reconhecimento e gratidão a quem tem um trabalho em prol da cultura e da literatura na Bahia, no Brasil e no mundo. Trazendo como principal homenageado o acadêmico e fundador do CEPA (Círculo de Estudo Pensamento e Ação), professor Germano Machado, que discorreu um pouco sobre a sua longa história em favor da cultura no Brasil e levou a plateia a divagar por suas palavras, que soaram como bálsamo. O professor, num tom bastante descontraído, contou algumas de suas façanhas dentro do universo literário ou mesmo do universo cultural. O mestre não poupou elogios e citações a pessoas e lugares que marcaram em tantos momentos a sua trajetória. Lúcido e reminiscente, lembrou também da sua amizade com o cineasta Glauber Rocha, ícone do cinema brasileiro, de quem falou com muito carinho.


Como de praxe, boa música também não faltou. Na voz indiscutivelmente linda de Iara Castro, a plateia se deliciou mais uma vez com belíssimas canções do repertório popular brasileiro, bem como canções autorais que, inevitavelmente, sempre caem no gosto do público.



Numa noite especial, com gosto de tudo e mais um pouco, o lançamento de livros também marcou presença. E como marcou! Com a exibição de um book trailer maravilhoso no estilo cinematográfico, a escritora Nádia São Paulo fez o lançamento de sua mais recente obra, o livro “O Mistério da Casa na Praia" que promete uma excelente leitura para quem gosta de mistério e, sobretudo de uma boa leitura. A escritora falou um pouco sobre o livro, e envolveu com seu carisma os presentes, aguçando a imaginação e provocando em todos um gostinho de quero mais.


Como o mês era dedicado à poesia nacional brasileira e também mês de aniversário de Patativa do Assaré, em ano de centenário de Jorge Amado e semana do aniversário de Castro Alves, a poesia não lograria faltar à festa. E nem faltou! Com declamação de belos textos e composições, os poetas do recinto não se fizeram de rogados. Entre seus próprios textos e de autores homenageados arrancaram palmas, risos e sentimentos dos que não se furtaram de comparecer e abrilhantar o evento. 

Para fechar a noite com chave de ouro, a edição contou com a exibição do vídeo documentário “Martim Gonçalves e o Teatro Baiano: Na Mala Muitas Ideias”. da jornalista Lucymar Soares (Cymar Gaivota). Segundo ela, o vídeo tem por objetivo resgatar a história do teatro na Bahia, enfatizando as conquistas de Martim Gonçalves, bem como a profissionalização do Teatro a partir dele.





Sucesso mais uma vez! E apenas para salientar, esta edição foi apresentada pelos Jornalistas Carlos Souza e Lucymar Soares. Lembrando que O Fala Escritor foi criado em 2009, pelo poeta Leandro de Assis e atualmente conta com a colaboração de Carlos Souza, Fau Ferreira, Valdeck Almeida de Jesus, Renata Rimet, Lucymar Soares e Pinho Sannasc e dos vários amigos que contribuem para o sucesso de cada edição.
.
Postagem: Pinho Sannasc e Leandro de Assis
Fotos: Roberto Leal, Deomídio Macêdo e Malú Ferreira

Boletim do Fala Escritor de Março/2012. Clique aqui e baixe o arquivo.

1 Inspirações:

Luccya Duarte disse...

Uma maravilha ter participado!