17 de junho de 2012

Show de música e poesia no Fala Escritor

Em pleno o mês dos festejos juninos, o Projeto Fala Escritor mostrou que está com todo rojão. Em mais  uma noite de música, poesia e alegria, na 5ª Edição de 2012 deste magistral evento, a festa foi de primeira grandeza.

Tendo como apresentadores o jornalista “Carlos Souza” e a escritora, poetisa e também jornalista “Lucymar Soares” (a ”Gaivota”), o  evento  foi um verdadeiro sucesso e se deu de uma forma bastante descontraída.

Contando com a presença majestosa da escritora, jornalista e crítica literária Kátia Borges, a noite do último sábado 16/06, foi um verdadeiro acontecimento. Kátia recitou belíssimos poemas tendo em sua companhia o poeta Nilson Galvão e o músico Fábio Haendel que abrilhantaram ainda mais o seu trabalho, para o deleite da platéia. A escritora falou ainda sobre a poesia na Bahia, sobre os seu trabalhos no campo literário e aproveitou a oportunidade para apresentar o seu mais novo projeto então denominado “Sarau de segunda”.  Com sua generosidade peculiar, Kátia não poupou elogios ao Projeto Fala Escritor, sobretudo ao idealizador, o poeta Leandro de Assis e aos  Escritores Carlos Souza e Valdeck Almeida pelos trabalhos que eles vêm desenvolvendo em prol da literatura e dos novos autores.  A autora demonstrou ser uma ativista poética  e mencionou ainda que poesia está retomando o seu espaço, chegou a citar inclusive outros autores e projetos como  o do performático  Pareta Calderash, Nelson Maca e Sarau Bem Black, entre tantos que segundo ela própria, tem trabalhado forte para divulgar a poesia.

Com a presença de outros ilustres convidados,  a festa que já era boa ficou ainda melhor.  Nomes como o renomado escritor José Inácio Vieira de Melo compareceram e também brindaram o público com suas declamações. Outra importante e valiosíssima presença  foi a do recém-empossado na Academia de Letras da Bahia, o escritor Luís Antonio Cajazeira Ramos, que como ele mesmo disse, se absteve de roubar a cena, no entanto encantou quando descreveu maviosamente a escritora Kátia Borges, homenageada da noite.


Outro ponto forte da noite foi o relançamento do livro “A Centaura e Esfinge” do Escritor e Publicitário Jorge Carrano, que num bate-papo tipo amigo e irmão com Leandro de Assis, falou um pouco sobre sua vida e obras inspirações e aspirações. Carrano que é um indignado de coração puro, contou que se descobriu escritor por volta dos seus 15 anos de idade, ainda quando residia no Rio de Janeiro por conta  da sua militância política. O escritor ainda se emocionou ao falar de sua mãe, falecida há pouco tempo e que só após o seu falecimento ele descobriu ser uma exímia escritora. Isso remete a um velho ditado que diz: “Quem puxa aos seus não degenera”! 


A intervenção musical ficou mesmo por conta do músico Fábio Haendel que não apenas prestigiou a amiga Kátia Borges, como também animou o público presente e foi ovacionado e aplaudido de pé pela plateia completamente deleitada. Haendel ainda fez questão de homenagear o Rei do Baião no ano do seu centenário. O músico cantou e tocou Luiz Gonzaga, despertando reminiscência e enchendo a todos de saudades do “Velho Lua”.



Numa noite tão especial, o recital poético não fez por menos e contando com a declamação de alguns poetas já conhecidos da casa como Rosana Paulo, Luiz Menezes, Ivan de Almeida, Josué Ramiro, entre outros. Da mesma forma de alguns que estiveram pela primeira vez naquele palco, como o poeta Jeilson de Andrade, enchendo a todos de alegria e poesia.



O Fala Escritor agradece a presença de todos, sobretudo dos seus colaboradores e organizadores e, desde já convida a todos para as próximas Edições!



Boletim do Fala Escritor de junho de 2012. Clique Aqui.

3 Inspirações:

Renata Rimet disse...

Brilhante!!

loureni disse...

Que bacana! Vamos valorizar nossa cultura!!!

Licínia Ramizete disse...

Cultura, música... Enfim um entretenimento diferenciado em Salvador! Ingredientes de sucesso!