16 de junho de 2014

O projeto Fala Escritor na sua edição de junho mostrou que poesia se mistura com o inimaginável e fica lindo!!!

Por: Jorge Baptista Carrano


Quem passasse pela Saraiva do Iguatemi, no último sábado (14/06), com certeza ficaria muito tentado a entrar no Espaço Glauber Rocha, onde acontecia a edição de junho do Projeto Fala Escritor. Presentes Poetas, poetisas, menestréis, bardos, cordelistas, cronistas do cotidiano, contistas e, principalmente - e cada vez mais -, fãs da Poesia. Estava lotado!
.
Não bastasse toda essa efervescência, temperada por um papo maravilhoso (e de rachar de rir) com o Poeta/gago Ricardo Thadeu sobre seu livro "Trilogia do Tempo" e sua trajetória como autor, tivemos a grata surpresa da visita do Fórum de Cultura da Bahia, através do seu presidente Freitas Mandiba, culminando com a invasão poética do nosso parceiro, o Sarau da Onça, quebrando tudo e trazendo a verdadeira poesia da favela. Isso, sem falar de Gibran Sousa, que extasiou a todos e, como sempre, não revelando mais uma vez o "Seu Nome".
.
Noite inigualável... poesia brotando de todos os cantos e todos os poros!
.
A Onça urrou versos que dizem o que a periferia sente... Poetas habituados ao Fala Escritor disseram o que a alma determinava... outros foram chegando e declamando, pois o espaço é exatamente assim: Livre para todos!
.
A Saraiva tremeu sutil com tantos versos e rimas!!!  Versaram por lá o povo da UFBA/letras, o Sarau da Onça, o Grupo Ágape, o poeta da periferia Indemar Nascimento (fantástico!), a nossa querida Inah Carvalho, com sua dezena de muitos anos declamando com o vigor de uma guerreira da 20, Mara Mukami mostrando que a Bahia é negra na essência de sua poesia e no Negro Drama dos Racionais MCs, Claudia Costa, trazendo o cortejo Afro pro caldeirão, Sandro Sussuarana e Evanílson Alves comandando a invasão poética benfazeja da Sussuarana, além de Michele Simon, Laís Santos, Milica Amundsen, Elder Carlos, Sandra Stabile, Valter Bittencourt Jr, Ludmila Borges, Gomes Montenegro, Carlos Leleco, Alfredo Jorge, Lazaro, MC Biscui... E os já conhecidos participantes do projeto que mantêm o Fala Escritor vivo: Rosana Paulo, José Abbade, Thaiz Smile, Deomídio Macêdo, Vera Passos, Dedeco Lima, Fernanda Carvalho, Bismark Jr, Valdeck Almeida de Jesus, Jorge Baptista Carrano, Bruno Mariston, Carlos Sousa Yeshua... todos sob a batuta do curador dos saraus do projeto, o poeta Luiz Meneses de Miranda.
.
Já dissemos que o caldeirão do Fala Escritor ferveu poesia e a Locomotiva que nos empurra para a frente está mais forte do que nunca, graças ao espírito de corpo que sempre se instala nas edições e faz com que a unidade e a parceria prevaleçam sempre. Porque o Projeto Fala Escritor não tem Dono ele é de quem chegar e juntar Amor, Vontade e Poesia.
.
Dedicamos esta edição ao fundador do Projeto Fala Escritor, o querido poeta Leandro de Assis que aniversariou no mesmo dia do evento. Os parabéns... bem, esses também vão para todos nós que fazemos o Fala Escritor!

EM JULHO TEM MAIS!!!...