21 de julho de 2014

Dia do Escritor comemorado com bate papo em Salvador

Com apresentação de Valdeck Almeida de Jesus e Renata Rimet, acontece no dia 25 de julho de 2014, das 14 às 17 horas, no Centro Cultural Plataforma, na Praça São Brás, em Plataforma, o 3º Bate Papo com Escritores, em comemoração ao Dia Nacional do Escritor e destacar a importância dos escritores na formação leitora de crianças e adolescentes. O evento tem a participação especial dos escritores Antonio Cedraz, Lucas Yuri (escritor mirim) e Conceição Castro.

Homenagem Especial - a 3ª edição do Bate Papo com Escritores prestará homenagem ao escritor Antonio Cedraz através de exposição de suas obras e trajetória no Foyer do Teatro.

Anualmente promovido pelo SOFIA Centro de Estudos, através de sua Biblioteca Comunitária Paulo Freire (EMredando), nesta 3ª edição tem parceria com a Biblioteca Parque São Bartolomeu (EMRedando), o Centro Cultural Plataforma, Grupo Herdeiros de Angola, Projeto Fala Escritor, Chá Cultural e a Rede TOKliterário.

Maria da Conceição Braga de Castro - Baiana, nascida em Salvador é graduada em Direito pela Universidade Federal da Bahia, escritora e poeta, membro da Academia de Cultura da Bahia. Publicou os seus trabalhos no site “texto livre” e publica atualmente no “Recanto das letras” e em redes sociais. Participou de duas antologias, sendo uma resultante de concurso literário de crônicas, de âmbito internacional, para homenagear o escritor Jorge Amado, elaborado pelo escritor Valdeck Almeida de Jesus e lançada na Bienal de livros de São Paulo, por ocasião do centenário do renomado escritor. Seus poemas também foram utilizados em projeto escolar de incentivo á poesia na escola Padre Heraload Cordeiro de Barros nos Estados de Pernambuco, iniciativa da educadora e poetisa Ângela Lucena. Além disso, tem também publicado suas crônicas na Tribuna da Bahia, jornal de grande circulação na capital baiana.

Lucas Yuri Bispo Pinto - baiano, natural de Salvador, nasceu aos 30.01.2002, É Membro da Academia de Letras do Brasil-Seccional Suíça, cursa o 7º ano do Ensino Fundamental. Como todas as crianças, Lucas Yuri gosta estudar, brincar, ler, contar piadas, contar histórias, cantar, dançar, tocar teclado e escrever. Dos 08 livros escritos por Lucas Yuri, apenas 04 já foram publicados: A Aranha Vaidosa, 2011; O menino que achava que o planeta Terra era todo dele, 2012; A menina que queria ser uma artista completa, 2012.
Quindim o Gato Raivoso, 2013; Participação na Antologia Poética Sensações do Facebook, com 03 poemas, 2013.

Antônio Luiz Ramos Cedraz, mais conhecido por “Cedraz”, nasceu em 04 de maio de 1945 na fazenda Pau Ferro, município de Miguel Calmon e cresceu em Jacobina, onde se formou professor e começou a fazer desenhos e histórias em quadrinhos. Com 16 anos (mais ou menos) ele viu um rapaz desenhando e pegou papel e lápis e fez um desenho. Mostrou ao rapaz (Uilson Morais) e ele começou a incentivar não parando mais. O professor foi apenas porque em Jacobina, naquela época, era o curso mais avançado que existia. Depois, foi ser bancário e mudou-se para Salvador, pois queria continuar os estudos e fazer curso superior. Como já era casado e trabalhava no banco o dia inteiro, não podia concluir os estudos e só cursou por dois anos o curso de Artes Plásticas na UFBA”. Cedraz é um dos mais importantes quadrinhistas da Bahia, principalmente na área do quadrinho infantil, gênero que alcançou o auge das historietas cômicas nas séries Lúbio, Zé Bola, Joinha, Ana, Pipoca e agora Xaxado. Durante muitos anos Cedraz vem publicando seus trabalhos na Bahia, em outros estados e até fora do país. Ele está no mercado há mais de 40 anos, sempre batalhando, lutando para abrir espaço para os quadrinhos nacionais, mas com muita humildade. Nunca desistiu da luta, mesmo que batalhasse com dificuldades e enfrentando o todo poderoso sindicato norte americano.


14 de julho de 2014

O FALA ESCRITOR NA SUA EDIÇÃO DE JULHO MISTUROU O CIRCO, A MUSICA E A POESIA. QUÍMICA FANTÁSTICA...!!!


Visitantes angolanos: Ngonguita Diogo e John Bellas



De repente foi como se Chaplin, travestido de Carlitos, tivesse incorporado o Fala Escritor e vice versa. Havia uma Luz diferente, um cheiro diferente, um rumor diferente, fisicamente estava tudo diferente e o mais fantástico... havia cor, muita cor num sábado cinza em que os contrastes todos eram em preto e branco. Por conta dum ambiente frustrado de final de Mundial de Futebol, arriscamos a edição de julho em pleno olho do furacão de um Brasil indignado pela derrota numa terra onde se respira mais futebol que o próprio ar que nos alimenta.


Foi lindo!


Como se a poesia nos convocasse, fomos chegando... e chegando... e chegando... até que não cabíamos mais em nós, nem naquele lugar. O espaço Glauber Rocha na Saraiva do Iguatemi ficou pequeno e transbordava poesia e encanto por todos os cantos.


- Hoje tem goiabada?
- Tem sim senhor!!
- Hoje tem marmelada?
- Tem sim senhor!!
- E o palhaço o que é???


Ele tem nome... é Demian Reis que nos encantou com seus números de palhaçaria, sua interação com o público, sua história no circo e seu livro – “Caçadores de risos” que norteia o ofício da palhaçaria com detalhes impressionantes. O Circo em pleno Projeto Fala Escritor transversalizando com a Literatura. A magia, o sonho e a poesia se tornavam realidade.


Tratamos do sonho, de amor, de amar, de ter ou não um amor, com a escritora Sayuri Suto nos falando de amor proibido no seu livro – O Lírio e o Beija Flor, lançamento do mês, uma abordagem diferenciada do amar transgressor e atrevido. Tão atrevida como é a música de Josy Lélis uma das novas revelações da música contemporânea baiana que nos embalou com canções belíssimas e passeou pela influência de vários ritmos com um violão da melhor qualidade.


Era como se aquele espaço fosse o centro criativo do universo, onde cada um se entregou de alma com poesia... poesia... e mais poesia! Encurtamos as distâncias e tivemos os versos de África dentro dos nossos corações através dos poetas Angolanos Ngonguita Diogo e John Bellas, agudos nas rimas da nossa ancestralidade.
Ainda falando de distâncias, Valdeck Almeida de Jesus, um dos coordenadores do Fala Escritor, fez a condecoração da poetisa Varenka de Fátima Araújo com a Medalha de Honra ao Mérito, concedida pela Academia de Letras de Teófilo Otoni – ALTO, pelos serviços prestados pela poeta no campo da literatura.


Dezenas de poetas e poetizas passaram por essa edição e declamaram capitaneados pela competente curadoria de Luiz Meneses de Miranda. O público presente que lotou o espaço Glauber Rocha, se deliciou com o que de melhor em rimas e versos, dos mais doces aos mais ácidos, o Projeto Fala Escritor poderia lhes oferecer. Agradecemos à presença das poetisas e dos poetas: Rosana Paulo, Varenka de Fátima, Fernanda Veiga, Bismarque Jr, Bruno Lisboa, Cassio Jônatas, José Rubens Jr, Josué Ramiro Ramalho, Adriana Pereira, Bruno Mariston, Maria Anita Guedes, Milica Amundsen, Junior Barros, Darwiiz (Daru) Bagdeve, Jayme Poeta, Dedeco Lima, Yuri, Nildea Andrade, André Luiz Lima, Lais Santos, Impacto, Elder dos Santos, Danilio, Maria Conceição Castro, Gibran Sousa, ValdeckAlmeida de Jesus, Carlos Yeshua e Jorge Baptista Carrano.


Ao final Chaplin saiu de lá certamente esperançoso e Feliz, rodando desengonçado sua bengalinha, com o encanto que o sonho e a poesia nos proporcionaram.
Mês que vem, dia 09 de agosto será um dia especial, uma edição especial, serão comemorados cinco anos de Projeto Fala Escritor. Uma grande festa da poesia.

Esperamos todos vocês por lá.

Equipe de Coordenação
(Jorge Baptista Carrano)



Fotos no perfil do Facebook.


Vídeos (Web TV e Rádio Espaço Jorge Guedes):

Vídeo Um

Vídeo Dois

Vídeo Três

8 de julho de 2014

Sayuri Suto e Demian Reis no Projeto Fala Escritor

Demian Reis
Imagem: blog PlugCultura (Secult)


Neste sábado, dia 12 de julho, às 18h, o Fala Escritor será apresentado por Valdeck Almeida de Jesus e José Abbade e receberá no espaço Glauber Rocha da livraria Saraiva do Shopping Iguatemi, os artistas da palavra para celebrar o mês em que se comemora o Dia Nacional do Escritor (25 de Julho). Além do tradicional recital de poesia esta edição contará com a participação da escritora Sayuri Suto, que falará do seu mais recente trabalho, “O Lírio e o Beija-flor...”, um livro que aborda uma história de amor proibido entre uma menina - que está representada no livro pelo lírio - e um homem mais velho, representado pelo beija-flor. E para tornar a noite literária ainda mais divertida, o projeto recebe o palhaço, ator, diretor e Dr. em Artes Cênicas Demian Reis, para um bate-papo em torno da arte da palhaçaria.



A programação musical fica por conta do poeta Gibran Sousa, que entrevistará a cantora e compositora Josy Lélis, uma das grandes revelações da música contemporânea da Bahia. Durante a conversa, ela apresentará canções de sua trajetória artística.



Nascido em Salvador, Demian Reis criou no grupo Palhaços para Sempre seu palhaço Tezo. Sua palhaçaria é marcada pela sutileza e precisão da comédia física, o improviso e o jogo da rua e o imaginário do repertório de circo. Criou, atuou e dirigiu também diversos espetáculos de teatro, palhaçaria e cabarés artísticos no Brasil há mais de dez anos. Já se apresentou em rua, palco e picadeiros de diversas cidades do Brasil e fora dele. Conduziu oficinas de palhaçaria em mais de 15 cidades da Bahia. É autor do livro “Caçadores de Risos – o maravilhoso mundo da palhaçaria” (Edufba).



Sayuri Suto – É graduada em Letras Vernáculas pela Universidade do Estado da Bahia, UNEB e especialista em Estudos Literários. Em 2007 publicou seu primeiro livro, o romance literário intitulado 5432 Amor e Literatura, no qual une uma história de amor aos conteúdos de literatura brasileira e portuguesa trabalhados no ensino médio. Em 2013 publicou a segunda edição do romance e lançou o segundo livro, de poemas, “... Sentimentos... Entre aspas e reticências”, no qual aborda de forma delicada e ao mesmo tempo penetrante, os sentimentos que permeiam a alma humana.



Serviço

O quê: Fala Escritor com Sayuri Suto e Demian Reis

Onde: Livraria Saraiva do Shopping Iguatemi

Entrada: Gratuita
Quando: 12 de julho (sábado), a partir das 18h.