14 de julho de 2014

O FALA ESCRITOR NA SUA EDIÇÃO DE JULHO MISTUROU O CIRCO, A MUSICA E A POESIA. QUÍMICA FANTÁSTICA...!!!


Visitantes angolanos: Ngonguita Diogo e John Bellas



De repente foi como se Chaplin, travestido de Carlitos, tivesse incorporado o Fala Escritor e vice versa. Havia uma Luz diferente, um cheiro diferente, um rumor diferente, fisicamente estava tudo diferente e o mais fantástico... havia cor, muita cor num sábado cinza em que os contrastes todos eram em preto e branco. Por conta dum ambiente frustrado de final de Mundial de Futebol, arriscamos a edição de julho em pleno olho do furacão de um Brasil indignado pela derrota numa terra onde se respira mais futebol que o próprio ar que nos alimenta.


Foi lindo!


Como se a poesia nos convocasse, fomos chegando... e chegando... e chegando... até que não cabíamos mais em nós, nem naquele lugar. O espaço Glauber Rocha na Saraiva do Iguatemi ficou pequeno e transbordava poesia e encanto por todos os cantos.


- Hoje tem goiabada?
- Tem sim senhor!!
- Hoje tem marmelada?
- Tem sim senhor!!
- E o palhaço o que é???


Ele tem nome... é Demian Reis que nos encantou com seus números de palhaçaria, sua interação com o público, sua história no circo e seu livro – “Caçadores de risos” que norteia o ofício da palhaçaria com detalhes impressionantes. O Circo em pleno Projeto Fala Escritor transversalizando com a Literatura. A magia, o sonho e a poesia se tornavam realidade.


Tratamos do sonho, de amor, de amar, de ter ou não um amor, com a escritora Sayuri Suto nos falando de amor proibido no seu livro – O Lírio e o Beija Flor, lançamento do mês, uma abordagem diferenciada do amar transgressor e atrevido. Tão atrevida como é a música de Josy Lélis uma das novas revelações da música contemporânea baiana que nos embalou com canções belíssimas e passeou pela influência de vários ritmos com um violão da melhor qualidade.


Era como se aquele espaço fosse o centro criativo do universo, onde cada um se entregou de alma com poesia... poesia... e mais poesia! Encurtamos as distâncias e tivemos os versos de África dentro dos nossos corações através dos poetas Angolanos Ngonguita Diogo e John Bellas, agudos nas rimas da nossa ancestralidade.
Ainda falando de distâncias, Valdeck Almeida de Jesus, um dos coordenadores do Fala Escritor, fez a condecoração da poetisa Varenka de Fátima Araújo com a Medalha de Honra ao Mérito, concedida pela Academia de Letras de Teófilo Otoni – ALTO, pelos serviços prestados pela poeta no campo da literatura.


Dezenas de poetas e poetizas passaram por essa edição e declamaram capitaneados pela competente curadoria de Luiz Meneses de Miranda. O público presente que lotou o espaço Glauber Rocha, se deliciou com o que de melhor em rimas e versos, dos mais doces aos mais ácidos, o Projeto Fala Escritor poderia lhes oferecer. Agradecemos à presença das poetisas e dos poetas: Rosana Paulo, Varenka de Fátima, Fernanda Veiga, Bismarque Jr, Bruno Lisboa, Cassio Jônatas, José Rubens Jr, Josué Ramiro Ramalho, Adriana Pereira, Bruno Mariston, Maria Anita Guedes, Milica Amundsen, Junior Barros, Darwiiz (Daru) Bagdeve, Jayme Poeta, Dedeco Lima, Yuri, Nildea Andrade, André Luiz Lima, Lais Santos, Impacto, Elder dos Santos, Danilio, Maria Conceição Castro, Gibran Sousa, ValdeckAlmeida de Jesus, Carlos Yeshua e Jorge Baptista Carrano.


Ao final Chaplin saiu de lá certamente esperançoso e Feliz, rodando desengonçado sua bengalinha, com o encanto que o sonho e a poesia nos proporcionaram.
Mês que vem, dia 09 de agosto será um dia especial, uma edição especial, serão comemorados cinco anos de Projeto Fala Escritor. Uma grande festa da poesia.

Esperamos todos vocês por lá.

Equipe de Coordenação
(Jorge Baptista Carrano)



Fotos no perfil do Facebook.


Vídeos (Web TV e Rádio Espaço Jorge Guedes):

Vídeo Um

Vídeo Dois

Vídeo Três

0 Inspirações: