5 de novembro de 2016

Fala Escritor em nova casa volta às origens


O Projeto Fala Escritor comunica ao setor literário, aos poetas participantes dos seus saraus, aos setores ligados à cultura, órgãos oficiais e parceiros, principalmente a uma plateia fiel, de apaixonados pela poesia, que nos acompanhou até essa data, que agora está se apresentando no Quadrilátero da Biblioteca Central do Estado (Biblioteca dos Barris), na Rua General Labatu, 27, Barris, Salvador-BA, em novo dia, na segunda terça-feira de cada mês, a partir das 18hs.
E não é só mudança no mapa geográfico, a edição de novembro, que acontece no dia 08.11.2016, das 18 às 21hs, tem novidade e tem é a volta das palestras relativas ao universo do livro, da leitura, da biblioteca e das políticas públicas relativas. E, claro, o microfone aberto, onde cada artista da palavra expõe suas ideias. O que marcou o diferencial dos encontros de escritores, poetas, cordelistas etc, agora retorna, pois, como o próprio nome do projeto expressa, aqui você acontece, aqui você Fala, Escritor!
Na programação, o grandioso sarau com todos os poetas presentes, intercâmbio de ideias, informações e culturas. Tem palestra de Valdeck Almeida de Jesus e bate papo com Anderson Shon, que vai apresentar um dos seus livros.

Lançamento
Anderson Shon, baiano, jovem, homem negro, professor e comunicador, se propõe, neste seu segundo livro, a seguir respondendo com suas estrofes muito próprias, pessoais, que o poeta é feito de disposição, ousadia e coragem. É com essas ferramentas que, somadas ao seu exercício da escrita, ele nos traz esse Outro Poeta Crônico. Em novembro de 2013, lançou o seu primeiro livro, Um Poeta Crônico, aqui, é Outro, pois desde sua estreia na literatura é notável sua maturação poética. Moveu-se nas letras, nos seus sentimentos, nas relações interpessoais, nos dias que se seguiram à seu primeiro passo literário “sozinho”. Como não poderia ser diferente, ele já não é mais o mesmo daquelas primeiras páginas em que se apresentava com seu estilo muito simples e sensível às imagens e situações que o cercavam, tragando-as, revolvendo-as, resolvendo-as, devolvendo-as em versos de uma construção sua, genuinamente sua. Ser esse outro é fruto dessa disposição do poeta em questão.


Crônico é o seu modo de versar: Shon quer se comunicar, revelar-se, traduzir-se... Pela poesia, ele quer conversar! Pôr em prática o ato dialógico: versar com você, dividir impressões das imagens cotidianas, das situações que vivencia, numa partilha generosa e, também, numa experiência de amadurecimento. Assim, ao discutir-se, ele nos revela e nos propõe que nos traduzamos também. Dispor-se a ser objeto dessa aventura requer coragem.

E essa é a alavanca que o faz um poeta incorrigível, obstinado - crônico. Resumidamente, Outro Poeta Crônico se mostra um compêndio de poesias que funciona como um espelho bendito e maldito. Revela o que se quer ver e escancara o que se quer distância. É a poesia do eu, do você, e já está pronto. Está esperando o que pra você ler?

Palestra
Valdeck Almeida de Jesus, escritor, poeta, jornalista, ativista cultural e dos direitos humanos, autor de 25 livros solo e coautor de 150 antologias, traduzido para o espanhol, inglês, italiano, alemão e holandês, um dos membros-fundadores do Fala Escritor (agosto de 2009), ex-presidente do Colegiado Setorial de Literatura do Estado da Bahia (2012-2014), membro do Conselho Diretivo do Plano Municipal do Livro, da Leitura e da Biblioteca - PMLLB de Salvador (2013-2015 e 2015-2017), Curador da Tenda dos Escritores nas três edições  da Parada do Livro da Bahia (2014, 2015 e 2016), membro-fundador da União Baiana de Escritores - UBESC, membro de academias de letras no Brasil e no estrangeiro, nos brinda com a bela palestra "Como Escrever, Publicar e Divulgar um Livro", texto que se transformou num dos melhores livros de sua autoria, com o mesmo nome.

Para Valdeck, "Todo mundo quer ser escritor. Publicar um livro, porém, envolve custos e habilidades específicas que poucas pessoas conhecem. O que vale, mesmo, é acreditar no seu potencial e começar a escrever. Muitos grandes profissionais, de várias áreas do conhecimento tiveram suas obras recusadas por editoras e depois se tornaram artistas renomados por não desistirem. Mas a publicação, em si, já não é mais mistério. Há várias formas de colocar no papel aquele romance, conto, poema ou pensamento."

E ele continua, afirmando que "o trabalho não termina com impressão da obra. Aí começam novas etapas que envolvem outros profissionais". E foi respondendo a questões relacionadas ao meio editorial que ele resolveu fazer palestras e depois transformou seu trabalho em um guia para quem deseja escrever, publicar e divulgar uma obra literária. Imperdível, para iniciantes e também para quem já está no mercado.

SERVIÇO

O quê: Fala Escritor Especial de Novembro
Quando: 08.11.2016, a partir das 18hs
Onde: Rua General Labatut, 27 - Barris - Biblioteca Central do Estado da Bahia
Quanto: Gratuito
Informações: 71 99345 5255 (Valdeck) 71 99181 1460 (Carrano) 98831-2888 (Leandro)

29 de abril de 2016

Fala Escritor em Nova Casa


O Projeto Fala Escritor comunica ao setor literário, aos poetas participantes dos seus saraus, aos setores ligados à cultura, órgãos oficiais e parceiros, principalmente a uma plateia fiel, de apaixonados pela poesia, que nos acompanhou até essa data, que a partir de 2016 deixa de se apresentar no Espaço Glauber Rocha da Livraria Saraiva Mega Store do Shopping da Bahia.

Foi uma relação de seis anos com o Grupo Saraiva que nos orgulhou muito em ter vivido, foram anos em que pudemos trazer para dentro de um shopping center a literatura através da poesia muitas vezes transversalizada com outras artes, mostrando que a Cultura vence o consumismo, as mentes pequenas de criatividade e estabelece permanência quando promovida de forma inteira. Reiteramos nosso agradecimento ao escritório central do Grupo Saraiva em São Paulo bem como às gerencias que passaram ao longo desses anos pela Mega Store do Shopping da Bahia sempre acreditando na capacidade comprovada do Projeto Fala Escritor em manter uma frequência além da média de leitores potenciais e simpatizantes da literatura que nos prestigiavam a cada edição, a cada lançamento de novos autores, todo segundo sábado de todos os meses ao longo desse período, sem deixar de se apresentar um sábado agendado sequer.

Após seis anos a Coordenação do Fala Escritor opta por consolidar uma ideia que sempre permeou os objetivos do projeto, de sair em busca de novos rumos e outros desafios, portanto informamos que o Projeto Fala Escritor continuará se apresentando sempre no segundo sábado de todos os meses de 2016 e certamente dos anos vindouros cumprindo seu compromisso com a literatura e com os amantes da poesia mas em outro local que atenda às reais necessidades para essa continuidade e novas propostas com uma nova roupagem.

A partir de maio o Projeto Fala Escritor se apresentará na "Livraria e Espaço Cultural Porto dos Livros" situado no Porto da Barra/Salvador, mantendo-se assim fiel àqueles que acreditaram pois nada se acaba, há sempre a oportunidade de se renovar. Segue o Fala Escritor e ficam pelo caminho a história que cada um conta como quiser. Lembramos aqui um trecho da "Sagrada Escritura dos Violeiros" do poeta Zé Ramalho para reflexão: 

"... quem tem o mel dá o mel,
quem tem o fel dá o fel,
quem nada tem nada dá."


Esperamos todos vocês em maio próximo, sábado, dia 14 a partir das 17 horas, na Livraria e Centro Cultural Porto dos Livros, no largo do Porto da Barra, para traçarmos juntos novos rumos dessa caminhada.

Um forte e poético abraço a todos. Coordenação do Projeto Fala Escritor Salvador, 29 de abril de 2016.