13 de abril de 2014

FALA ESCRITOR COMEÇA 2014 COM PÉ DIREITO

Foto: coordenação do Fala Escritor
A edição de abril, que aconteceu ontem, dia 12, no espaço Glauber Rocha do Shopping Iguatemi, foi permeada de emoção, alegria e muita poesia, o que é o motivo principal para o Projeto Fala Escritor existir. Lá encontramos com muitos amigos que já vêm nessa caminhada de quatro anos de projeto, além da grata surpresa de uma dezena de novíssimos poetas e poetisas que nos contemplaram com poesia da melhor qualidade.

O ponto alto dessa edição ficou por conta do Professor Germano Machado, filósofo, escritor e jornalista que discorreu sobre “a importância da filosofia nos processos autoral e criativo da poesia”. 
Uma palestra memorável, que nos ilustrou sobremaneira essa relação entre a filosofia e a poesia, abordando, inclusive aspectos históricos dessa “transa“, como bem disse Germano durante sua fala.

Todos nos encantamos com as histórias e estórias contadas pelo poeta Valdeck Almeida de Jesus, quando da apresentação do seu novo livro, a coletânea “Brasil & África – Laços poéticos”, mais uma obra que intercambia as poesias de África com as nossas aqui do Brasil, fomentando cada vez mais a difusão da literatura de língua portuguesa.
 
Oportunamente foi apresentada a todos a nova formação do grupo coordenador do Projeto Fala Escritor: Valdeck Almeida de Jesus, Luiz Miranda de Meneses, Thaiz Smile, Leandro de Assis, Bruno Mariston, Pinho Sannasc, Iraildo Dantas, Audelina Macieira, Carlos Yeshua Souza, José Abade, Gibran Sousa e Jorge Baptista Carrano, que tocará o projeto daqui em diante, aproveitando novas potencialidades que surgiram nos últimos anos do projeto. Nesse viés, também foi apresentado o novo formato do "Fala", que pretende incentivar novos poetas e transversalizar com outros setores das artes, como Música, Teatro, Imagem, Circo, Dança, Arte Digital e Artes Visuais, trazendo para as próximas edições artistas que transitem nessas áreas.

A descontração e alegria que nortearam todas as ações dessa edição de abril, vem coroar um trabalho feito ao longo dos últimos anos que deu ao Projeto Fala Escritor, musculatura suficiente para sobreviver com competência até aqui.

Portanto só temos que agradecer ao carinho e zelo que nos foi demonstrado por todos aqueles que sempre acreditaram no projeto e nunca deixaram que ele perdesse sua essência e objetivos: o melhor para a poesia e seus poetas, fazendo da literatura sempre algo sério a ser cuidado.

Poetas que participaram declamando nessa Edição - Tiago Simões dos Santos, Jamile Soares, Brenda Farias, Vera Passos, Adriana Pereira, Carlos Iuri, José Abade, Varenka de Fátima Araújo, Fátima Gomes, Fernanda Carvalho Veiga, Everton Lima, Maria da Conceição Castro, Elder Carlos, Rosana Paulo, Luan Queiroz, Thaiz Smile, Iasmim Borges, Jaime Poeta, Michele Saimom, Rudival do Amparo, Deomídio Macêdo, João Bosco Soares, Conceição Ferreira, Malú Ferreira, Bismarque de Jesus, Audelina Macieira, Luiz Menezes e Jorge Baptista Carrano.

Ao todo 28 poetas disseram uma centena de versos numa dezenas de poemas da melhor qualidade. Até a próxima edição em 10 maio, às 18 horas, sempre no mesmo local.

Coordenação do Projeto Fala Escritor.

1 Inspirações:

Thaiz Smile disse...

O que podemos dizer do Projeto Fala Escritor, além de ser um excelente projeto é uma via para os poetas se expressarem de forma clara e apaixonante...Foi maravilhoso essa edição e que as próximas só tendem a melhorar.Sucesso!