9 de agosto de 2010

Fala Escritor em Luto


Luiz esteve na 4ª Edição do Fala Escritor no dia 14 de novembro de 2009 para lançar os livros: Nos Idos de 68 e Entre a Morte e a Vida.

Prezados amigos e amigas,

O escritor Luiz Lyrio nos deixou neste domingo à noite.

Se nós, filhos, perdemos um pai, com certeza todos que o conheceram perderam um grande amigo e, o Brasil, um grande escritor.

A partir de agora o que nos conforta é perceber em suas obras a mente inquieta, contestadora e, com certeza, cheia de liberdade.

Bom, vocês que também o conheceram podem falar mais sobre ele...

Fica a sensação de retissências ....muitos caminhos foram trilhados....mas ainda havia muito a percorrer ... ele nos deixou num grande momento de sua vida....

Velório 2 no Cemitério Parque da Colina: Rua Santarém, Nova Cintra, Belo Horizonte. Telefone: (31) 3292-6144. A partir das 7hs, hoje, 09/08/2010 (segunda-feira).

O enterro será às 17horas deste mesmo dia.
Todos sabem o quanto nosso pai gostava de se sentir querido.
Contamos com a presença de todos,

A família



Mais sobre Luiz Lyrio:

Professor e escritor, Luiz Paulo Lírio de Araujo (Luiz Lyrio) é natural de Belo Horizonte. Formado em História pela UFMG, lecionou durante trinta anos em várias escolas das redes pública e particular de Minas Gerais. Publicou os livros GRÊMIO LIVRE: UM EXERCÍCIO DE CIDADANIA (1998), NOS IDOS DE 68 (2004), MARCAS DE BATOM (2OO4) e ABDUÇÃO (2007). Entre 1998 a 2002, produziu um vídeo sobre Grêmios Estudantis e proferiu palestras sobre o assunto em várias escolas. Entre 2002 e 2006, editou ESTALO, a revista, publicação voltada para divulgação de trabalhos de novo autores. Entre 2004 e 2008, colaborou com o jornal O Espigão de Belo Horizonte. Desde 2002, várias crônicas suas tem sido publicadas no Jornal O TEMPO de Belo Horizonte. Em 2005, por sua crônica “ALICE NO PAÍS DAS ARMADILHAS”, foi agraciado com o PRÊMIO DESTAQUE no V Concurso Rubem Braga de Crônicas (Cachoeiro do Itapemirim – ES). Em 2006, teve seu conto “PARA QUE CAMINHAR?” classificado em 6o lugar para publicação em livro no CONCURSO LITERÁRIO FLIPORTO – 2006 (Porto de Galinhas (PE)). Em 2007, teve seu conto CORPO FECHADO selecionado no VI Prêmio Literário Livraria Asabeça (São Paulo – SP) para publicação em antologia, teve um de seus contos premiado com MENÇÃO HONROSA no II CONCURSO CLAUDIONOR RIBEIRO DE CONTOS (Cachoeiro do Itapemirim – ES) e ganhou Menção Honrosa no 5º CONCURSO LITERÁRIO GUEMANISSE DE CONTOS E POESIAS, tendo seu conto PASSAGEM DE ANO publicado em 2008 no livro ELOS E ANELOS da Editora Guemanisse (Teresópolis – RJ). Em 2008, a Mazza Edições lançou uma nova edição do livro NOS IDOS DE 68. É membro Correspondente da Academia Cachoeirense de Letras (ACL) e da Academia de Letras de Teófilo Otoni (ALTO), e representante do Movimento Abrace em Aracaju.

1 Inspirações:

Renata Rimet disse...

Amor com limites - Luiz Lyrio

Não.
Não me pergunte por quê.
Não me pergunte como.
Não me pergunte onde.

Também não me pergunte como é e nem porque é.
Não me indague porque às vezes dói, mesmo enquanto dá prazer.

Também não tente saber quanto va durar: se será eterno ou só um fogo de palha, um caso, um ficar passageiro e inconsequente.

Não posso fazer juras de amor eterno.
Minha eternidade pode durar apenas um dia, uma hora, um minuto, m segundo.
De repente um enfarte, um aneurisma, uma distração ao atravessar uma rua,
uma bala perdida (ou virtuosa),
um avião caindo na minha cabeça, desgovernado por um terrorista maluco, e pronto!
Lá se vão minha eternidade e minhas juras de amor eterno.

Por isso, apenas curta o momento.
Aproveite o que é bom.
Beba o prazer, como o alcoólatra sorve seu primeiro gole, durante a recaída.

E nunca sinta culpa nem medo da perda.
Desapegue-se sempre que o apego causar-lhe algum mal.
Depois, quando passarem o medo e a angústia, apegue-se de novo.

É bom estar apegado.
É bom estar vivo de verdade.
É esencial estar amando.