21 de fevereiro de 2011

A 16º edição do Projeto Fala Escritor foi "Massa!"


Para a turma do Fala Escritor, o ano começa muito antes do carnaval. Assim sendo, no último sábado (19) a plateia aos poucos se formava, os convidados a postos e a certeza de que o espaço Glauber Rocha seria mais uma vez palco de muita música, informação e poesia!


Após abertura e exposição do tema "Incentivo a Leitura, o que você faz a respeito?" a escritora Renata Rimet direcionou os trabalhos para o jornalista Carlos Souza, que conduziu a noite com o bom humor e inteligência que lhe é peculiar, mesclando música, bate papo, informação, poesia e homenagens...

Um panorama jornalístico popular brasileiro. Assim podemos descrever a exposição de Paulo Oliveira, secretário de redação do grupo A Tarde, editor do jornal Massa! e convidado especial do projeto Fala Escritor.
Paulo desenvolveu uma apresentação clara e direta, buscou modelos de jornais populares existentes em nosso país ao longo de décadas, pontuou características de épocas distintas e chegou ao público leitor do Jornal Massa! - Um público ávido por informação, independente de classe social e com muita pressa. Em outras palavras, todos somos potenciais leitores.

Ao interagir com a plateia, em algumas das respostas, fica evidente o incentivo à leitura através de um jornal que traz linguagem de fácil acesso e canais diretos de interação entre a sociedade e a notícia.

Homenagem ao jovem escritor Leandro Flores
O quadro "Quem é o Escritor?" homenageou, nesta edição, o ativista cultural Leandro Flores. Diante da plateia o escritor falou um pouco do seu trabalho nas cidades de Caculé e Condeúba (interior da Bahia), recitou poesia e discretamente informou ser hábil com a escrita e mestre na timidez, característica marcante de grandes escritores. Acessem o site de Leandro e conheçam um pouco mais do seu trabalho: http://www.leandroflores.com.br/.






Lançamento de livros


Irreverência, inteligência e amor aos livros - são adjetivos comuns em si tratando de Valdeck.
Além do lançamento dos livros "Prêmio Literário Valdeck Almeida de Jesus de Poesia – Edição 5", resultado do último concurso internacional patrocinado pelo escritor, e "Antologia do Amor", com poesias de autores baianos e de outros estados do Brasil, o autor brindou a todos com informações relacionadas ao meio editorial, sempre de bom humor, levando o público as gargalhadas, pela simplicidade ao rir das proprias dificuldades.
Visite o site http://www.galinhapulando.com/ as inscrições para o Prêmio Literário Valdeck Almeida de Jesus encontram-se abertas!


Um grande show!

Talvez esta seja a melhor definição para a apresentação do cantor Carlos Barros, acompanhado ao violão por Pedro Ivo Araújo que protagonizaram um espetáculo de interpretação, interação com o público e boa música do início ao fim.
Aqui registramos o agradecimento aos artistas que abriram espaço em suas agendas e tornaram a noite do Fala Escritor uma combinação perfeita de música, poesia e informação...

O Recital


Assinaram a lista de presença:

Conrado Matos, Andréia dos Santos, Renata Rimet, Claudine Leal, Leandro Flores, Julie Sabag, Viviane Vergasta Ramos, Rosana Paulo, Deomidio Macedo, Maria Terezinha Noblat, Solange Ramalho,Danilo Almeida Viana, Diego Gonçalves Santos, Ogerce Santana, Cristiano Nascimento Rastely dos Reis, Marina Vieira. Willian A. Mayan, Chanko Karann, Varenka Araújo, Fábio Batista dos Santos, Tassio Revelat, Luiz Ramalho, Josué Ramiro Ramalho, Luiz Menezes de Miranda, Thiago Chagas S. Santos,Gladson Ramalho, Silvania Santos, Emilly Ramalho, Hayala Santos, Solange Peixoto, Danylo A. Cerqueira, Jamile Castro Teixeira, Elizabete Santos dos Anjos, Danilo Santana de Souza, Altair Mendes, Sandra Antas Porto Mendes, Dante Barbosa, Magali Sarmento Martins,Messias Simões,Vivaldo Gomes de Jesus, Ana Paula Santana de Oliveira, Nelson Santana dos Santos, Evanilton Gonçalves da Cruz, Rimara Motta, Marcia Assad, Morgana Gazel, Grigório Maurício dos Santos Rocha, Valdeck Almeida de Jesus, Andréia Santos de Andrade, Vanessa Santos da Paixão, Jorge Hilton, Leandro C. de Assis, Luise de Souza Campos Cruz, Tairine Ceuta, Carlos Souza e Iraildo Dantas (Lua).
Fotos: Leticia Rastely e Tairine Ceuta

Nosso próximo encontro será 19 de março
Livraria Saraiva Shopping Iguatemi - Espaço Glauber Rocha
Contamos com a participação de Todos!

 

6 Inspirações:

sarausbahia disse...

Sucesso de público, sucesso de mídia, sucesso de participantes... É o Projeto Fala Escritor dando vez e voz a tantos...

Renata Rimet disse...

Não poderia deixar de registrar mais uma vez a importância da participação ativa de Carlos Souza, Pinho Sannasc, Tairine Ceuta e Valdeck Almeida de Jesus durante todo o processo de montagem, execução e divulgação desta edição; Não posso deletar uma linha ou apagar de nossas mentes as ligações tardias, os detalhes resolvidos por MSN e mais que tudo a vontade de ver tudo funcionando bem...”Quem sabe faz a hora, não espera acontecer”.
Um projeto é feito de pessoas e boa vontade, percebo que estamos muito bem em ambos aspectos.

Muito Obrigada!

Renata Rimet

Valdeck Almeida de Jesus disse...

Assino embaixo e em cima... (risos)

Leandro de Assis disse...

Com uma programação bem diversificada, com temática cativante e trabalho de equipe não tinha como não ter sido um sucesso, mais uma vez parabéns a todos.

Bruno Máriston disse...

Se eu tivesse que classificar essa edição do Fala Escritor em apenas uma palavra com certeza seria, fantástico, a organização da programação, o recital poético, a palestra e a atração musical foram simplesmente brilhantes. Tenho orgulho de participar desse evento.

Unknown disse...

Foi a primeira vez que fui e gostei muito fui bem recebida e ainda tive a oportunidade de recitar...
fiquei encantada e gostei muito da iniciativa do projeto!!!!