16 de abril de 2013

UM SHOW A PARTE!


Não existe definição melhor para o que aconteceu na noite desse último sábado (13/04) na Livraria Saraiva do Shopping Iguatemi, em mais uma espetacular edição do Projeto Fala Escritor. Um verdadeiro show individual e coletivo, de todos que mais uma vez protagonizaram esse momento literário no Espaço Glauber Rocha na própria livraria.
O evento foi apresentado pelo Escritor e publicitário Jorge Carrano e com o apoio do poeta Pinho Sannasc que com muita descontração e por que não dizer irreverência, conduziram a maravilhosa festa literária que é já é chamada carinhosamente de “Fala” pelos seus partícipes.


A intervenção musical, aliás, o estupendo show de música de qualidade ficou por conta do multivalente músico e compositor brasileiro Carlos Venttura que já há algum tempo vem representando a musicalidade da nossa boa terra na Suíça e em toda Europa. De passagem pelo Brasil, o músico foi um verdadeiro show a parte, cantando alguns dos seus grandes sucessos autorais que compõem o repertório da sua turnê, denominada “Caminhos Abertos”.
Doutor e acadêmico, na qualidade de presidente da Academia de Letras do Brasil/ Seccional-Suíça(ALB), Carlos Ventura em momento oportuno falou ao público sobre o seu olhar acerca das academias. Ele mencionou ainda que aceitou a proposta de presidir a ALB em consonância com os seus ideais de tornar a academia um lugar menos hermético, um ambiente aconchegante onde todas as artes se congregassem. Bastante aplaudido, o acadêmico, conde, embaixador, entre tantos títulos, não logrou para si todos os louros da noite e aproveitou o momento para conferir ao artista plástico baiano Devanier de Almeida a Comenda Euclides da Cunha da Academia de Letras do Brasil, pela sua prestação de serviços às artes do Brasil.


“E daí?” com a pergunta que não quer se calar, foi como a escritora e poetisa Renata Rimet apresentou ao público uma das mais recentes obras do Escritor Valdeck Almeida de Jesus, o livro “Sou Gay e Daí? – Desabafos do gay Alice no País das Maravilhas”, que, diga-se de passagem, estava sendo lançado pelo autor na noite do evento. Valdeck falou sobre livro, um romance adulto baseado em relatos reais, mas que omite o nome dos verdadeiros personagens para preservar suas identidades.
O autor que já publicou outras obras e inclusive já lançou vários outros autores, mencionou seus trabalhos, sobretudo na qualidade de presidente do colegiado de literatura da Bahia e da dificuldade existentes tocante à produção cultural e literária no estado, onde deixou transparecer um “Incansável Davi que luta contra tantos leões”. 


Outro show a parte que não pode deixar de ser mencionado, foi o recital poético, que vamos combinar, sendo ou não comestível, estava simplesmente delicioso. Declamando, tivemos presenças emblemáticas como da Professora Vera Passos que não se furtou de fazer críticas ao preconceito, principalmente de certos representantes do poder público. Ainda no rol das figuras emblemáticas e figuras carimbadas do projeto Fala Escritor, tivemos Josué Ramiro, Luis Menezes de Miranda, Carlos Alberto Barreto, Varenka de Fátima, Bruno Máriston, entre outros. Foram registradas presenças como a de Morgana Gazel e Cristiano Souza. O evento recebeu a Visita de Crispim de Muritiba e contou ainda com a ilustre presença de Pablo Rios, membro do colegiado de literatura de São José do Jacuípe, mas pra fechar com chave de ouro, a noite teve duas figuras muito especiais, o poetisa Hildélia Andrade e o poeta Miguel Moreno que fizeram uma belíssima estreia no palco do Fala Escritor.
           
Com o evento se aproximando do final e Jorge Carrano aproveitou para fazer os devidos agradecimentos, inclusive a Leandro de Assis, idealizador e um dos principais lideres do Projeto Fala Escritor. Renata aproveitou para lembrar a plateia do show da cantora e parceira do projeto “Iara Castro”, previsto para a próxima sexta (19/04) às 19h e 30m na Livraria Saraiva do Salvador Shopping e que promete. Vale salientar que a entrada é gratuita!

Final de evento, mas a festa não para e o músico Carlos Venttura, André Abreu e Jad Venttura ainda extasiaram o público com seus acordes magistrais e atendendo pedidos, o cantor faz a plateia dançar literalmente ao som do seu grande sucesso “Mais Mulher”.
Fica, portanto o agradecimento do Projeto Fala Escritor a todas as pessoas que tornam possível esta festa tão bonita que foi esta edição. Mais uma vez muitíssimo obrigado!



2 Inspirações:

Loureni Parmigiani disse...

O Projeto Fala Escritor está de parabéns por mais um de seus feitos. Essa Edição com certeza foi uma festa show, onde os amantes da literatura tiveram a oportunidade de ver, ouvir, interpretar, cantar, compartilhar e mostrar a sua Arte, num momento idealizado por seus membros, trazendo a tona aquilo que melhor sabem fazer, mostrando a alegria de viver e sonhar desse povo que tem a cultura impressa no olhar e no carisma de sua gente.
Iniciativas como essa deve ser seguida e movimentos assim apoiados para que a valorização da Arte e da Cultura Literária prevaleçam, numa perspectiva de que muitos de nossos meninos e meninas, pequenos poetas e escritores sejam descobertos e tenham espaço para mostrar seu trabalho, seus versos e seus escritos..
Mais uma vez parabéns a todos os membros do Fala Escritor, com certeza, cada um de vocês estão fazendo a diferença no mundo literário.

Loureni Parmigiani

Antonio Cícero da Silva(Águia) disse...

O Projeto Fala Escritor, está a muito brilhar, em espaço tão belo e infinito... Parabéns a todos...