11 de junho de 2013

MÊS DOS NAMORADOS E EXPLOSÃO DE SENTIMENTOS NO FALA ESCRITOR!


Explosão de sentimentos e emoções a flor da pele foram marcas impressas na Edição dos namorados 2013 do Projeto Fala Escritor, que aconteceu no último sábado em mais uma noite de reverência à Poesia e fez chover sentimentos sob o teto do Espaço Glauber Rocha na Livraria Saraiva do Shopping Iguatemi.Apresentado com exímia maestria pelo Poeta Josué Ramiro e pelo Jornalista Valdeck Almeida de Jesus, o evento, transcorreu de “vento em popa” como se diz por aí, o que trocando em miúdos, poderíamos simplesmente dizer que se reescreveu mais uma bela história de amor entre plateia e o Projeto.

Libido! Porque não seria essa a palavra a permear os nossos pensamentos quando o assunto tratar do delicioso recital poético ocorrido pontualmente por ocasião do evento? Então… É bem por aí. A libido estava mesmo em alta e desembrulhando seus versos de amor, os poetas presentearam a plateia com belíssimas declamações nesse que podemos chamar de recital dos namorados. Sem dúvidas o amor estava no ar! Impregnado talvez na doce poesia do amor pueril ou quem sabe na sensualidade dos versos lascivos. O que se pode concluir e parafraseando inclusive uma canção de Luiz Caldas é “Haja Amor!” e haja poesia!

E por falar em Amor, a edição do mês dos namorados, o projeto Fala Escritor, nem o lançamento escapou do tema. E no ensejo o escritor J. J. Floquet consumou o lançamento da sua obra, o livro “Presença de Santo Antônio”, publicado pela Romanegra EditoraO autor  que é Engenheiro Mecânico e nasceu em Olinda-PE, falou um pouco sobre a concepção da obra dentro de um contexto histórico e filosófico e também sobre a sua devoção ao santo católico. Floquet também respondeu perguntas da plateia, posou para fotos com o público e autografou exemplares do seu trabalho que eram adquiridos na própria livraria.


  
O ápice da noite, ou melhor, a clímax do evento ficou mesmo por conta do talentosíssimo e performático poeta José Abade e da estonteante poetisa Celeste Faria Dias, que num dueto mais que perfeito levaram  a plateia a um completo estado de êxtase. Abade que é carioca e foi pupilo da fabulosa atriz Elisa Lucinda, defendeu a oralidade poética e a expressão como o “sine qua non” da arte, incluindo a poesia, isso sem desmerecer a escrita, pois como ele bem explica, poesia pode ser vista, ouvida, tocada e sentida.  O autor falou ainda sobre o seus trabalhos, dentre os quais está o seu livro “Bagagem de Mão”!  

Vale também registrar presenças queridas  e marcantes como a do poeta Leandro Flores, que veio especialmente de Condeúba-Ba a 660 km  de Salvador para essa edição do projeto. Ainda declamando, tivemos os próprios apresentadores Josué Ramiro e Valdeck Almeida de Jesus. Também contamos ainda com a declamação de pessoas não menos importantes como da Professora Vera Passos e dos poetas Luis Menezes de Miranda, Jorge Carrano, Deomídio Macêdo, Pinho Sannasc, Carlos Conrado Spykezem, Varenka de Fátima, Bismarque Js, Fernanda Veiga e Rosana Paulo, que não se fez de rogada e atendendo pedidos, declamou “Ensaio sobre a Maldade”. Um justo registro também para as presenças de Sandra Stábile, Cristiano SousaEmérita Andrade,  Sarah Micucci, Hildélia Andrade, Ceiça Carvalho, Maria Lu Silva e  sem mencionar a plateia maravilhosa que interagiu o tempo inteiro com quem se apresentava no palco, formando assim um casamento perfeito.

Momento solene também faz bem para o coração e até nisso o Fala Escritor emocionou. Oficializando uma condigna intitulação, o Escritor e também acadêmico Valdeck Almeida de Jesus entregou nas mãos da Escritora, atriz  e dançarina Varenka de Fátima, o diploma de membro correspondente da Academia de Letras de Teófilo Otoni-MG.(ALTO). A escritora que vem se notabilizando cada vez mais no meio literário agradeceu por mais uma honraria e comentou que espera merecer outras como esta.

Fim de noite se aproximando e já que estamos no mês dos festejos juninos não poderia faltar a música típica, que ficou por conta do “cabra arretado”, sanfoneiro de mão cheia Fábio Assis, que tocou pra encerrar e deixou na plateia um gosto de quero mais.


Foram tantas emoções numa só noite e para manter acesa a chama do amor pela leitura, foram sorteados vários livros de autores baianos, inclusive do próprio Projeto Fala escritor, para o público presente nessa edição.

Os sentimentos falaram alto, ao fechar o evento Valdeck aproveitou para comunicar o lançamento do “Livro dos namorados” organizado por ele e pelos escritores Carlos Alberto Barreto, José da Boa Morte, Carlos Yeshua dia 12 próximo no Sup- Sociedade Unificadora de professores, na rua Carlos Gomes 544. Um lançamento do Movimento Artpoesia.

Mais uma edição bem sucedida e a emoção de um trabalho realizado… A alegria é tamanha que como diria a canção de Gonzaguinha, “Não dá mais pra segurar… Explode Coração”!




5 Inspirações:

Josue Ramiro Ramalho disse...

Não há como negar que a cada edição do Projeto Fala Escritor a plateia se arvora em prazer. Musicalidade, literatura, causos e recitais poéticos de grandiosa qualidade, é o que se vê nos momentos dessas apresentações do Projeto. Que fique aí como estímulo a todos que fazem parte dessa festa. E VIVA A POESIA!

Poeta disse...

Memorável! Assim se pode definir esta edição. A história não pode mais negar que o Fala Escritor fez sua parte e plantou poemas pela Bahia inteira, seja nas viagens de seus representantes pelas cidades do interior, seja pela mensagem que se espalhou pela internet e pelas mentes de tantos poetas. Dever cumprido e a sensação de que a energia se renova. Vamos a mais uma edição em julho, pois a vida não para.

Unknown disse...

Explode Coração!!! Mês de Junho...amor em festa... namorados...poesia...canções... Tudo para fazer feliz a quem se ama!!!
E o que se percebe, nessa edição do Fala escritor houve tudo isso... Amor em forma de poesia... interpretações... tudo muito bem organizado, por pessoas comprometidas com a literatura... Pessoas que fazem a diferença nesse campo, valorizando a arte e a cultura de seu povo.
Parabéns a vocês Poetas e escritores do FALA, Com certeza merecem meus aplausos!!!

grande abraço

Loureni Parmigiani

IMPÉRIO DOS DEUSES Olimpianos disse...

Foi a minha primeira vez no Fala Escritor e estou completamente convencida de que, definitivamente, a primeira vez a gente nunca esquece!
Fiquei inebriada com o talento dos participantes, foi realmente sensacional.
Um beijão a todos da organização e aos participantes também.
Sarah Micucci

ecobrita disse...

Parabens pela excelente energia e incentivo poetico! Belo encontro!