24 de setembro de 2017

FALA ESCRITOR: Mistura de artes, cheiro de amor e explosão de sentimentos

O título desta postagem já descreve o que aconteceu na última edição do Fala Escritor (set 2017) na Livraria Porto dos Livros, no Porto da Barra. Porém é importante detalhar para você que não pôde comparecer, para que sinta um pouco da mesma energia que sentimos durante essa edição. 

Pela primeira vez, Bruno Máriston, jovem multifacetado que iniciou sua vida artística no Fala Escritor e acompanha o projeto desde 2009. Máriston não somente apresentou, mas ele deu cara nova ao projeto e é responsável por significativas mudanças estéticas e de gestão, à exemplo da chegada de três mulheres ao grupo, Michelle Saimon, Patrícia Mendes e Ione Sousa. 

Delcimar Sena lançou o livro 'Olhinegro', abordou aspectos da criação dos poemas, da produção do livro e falou sobre seu sentimento através dos versos, quando ele pensou que o livro já estava lançado Ione Sousa e Patrícia Mendes, novas coordenadoras do nosso projeto, lhe fizeram revelar o poema que mais lhe tocava o ser, além de fazê-lo lembrar de falar um pouco da autoria e ideia da bonita capa do livro e abordar um pouco sobre a influência de Augusto dos Anjos em sua obra.  
Como sempre, não pode faltar no Fala Escritor poetas e poetisas recitando seus versos, coisa que aconteceu durante todo o evento, entre uma atração e outra, foram tantos e tão brilhantes que seria um crime citar um e esquecer o outro, mas podemos afirmar, todos saíram tocados profundamente em n'alma.

Tivemos a honra e a alegria de lançar no Fala Escritor a Banda Zimoblack, composta por Emerson Araújo, Camila Ceuta, Rafael Pitanga, Yago Luís e Ícaro Santos. Cinco jovens negros, apresentando muito mais que seus cabelos black power, mas um discurso forte, empoderado e consciente de que a estética apresentada por eles é uma forma de luta contra o racismo e a opressão enfrentada pelo povo negro todos os dias em nossa cidade. Eles apresentaram um repertório com músicas autorais e canções que influenciam em suas criações, como Sarara Crioulo música do álbum Sandra de Sá de 1986.

Por fim, não poderia deixar de citar, que entre as ilustres presenças na Porto dos Livros, estava Renata Rimet, uma das fundadoras dos Projeto Fala Escritor, com a palavra:


Texto: Leandro de Assis
Fotos: Leandro de Assis


0 Inspirações: