14 de agosto de 2010

Escritores baianos levam para o maior evento literário do país, livro direcionado aos políticos do Brasil



Em ano de eleições, nada melhor do escrever para os políticos mostrando quais as reais necessidades e desejos dos eleitores. Pensando nisso, o jornalista Carlos Souza organizou o Livro Carta ao Presidente – O que deseja o brasileiro no século XXI, que será lançando no dia 21 de agosto, a partir das 16h30, na 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que acontece entre os dias 12 a 22 de agosto, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, no horário das 10h às 22h (Av. Olavo Fontoura, 1.209 - Santana - São Paulo – SP).

O livro sairá pela Scortecci Editora – São Paulo e, tem a apresentação do professor Germano Machado. A obra é composta por 22 escritores, entre eles nomes como Ildásio Tavares, Antonio Barreto, Valdeck Almeida de Jesus, Roberto Leal, Tássio Revelat, Luiz Carlos Santos Lopes, Leandro de Assis, Leandro Flores, Marilene Oliveira, Domingos Ailton, Caetano Barata, Altair Fonseca Ramos, Grigório Rocha entre outros. Em setembro o livro será lançando em Salvador, com data e local ainda a ser confirmado, quando na oportunidade estará presente a maioria dos autores, que falarão sobre seus textos políticos.

Carta ao Presidente destina-se a todos os governantes do povo. "Presidente, governadores, prefeitos, senadores, deputados, vereadores, enfim, a todo o poder constituído dessa nação. Mas não para por ai. Além do objetivo citado acima, tem o de provocar o interesse do povo para as questões políticas de seu país", informa Carlos Souza, o organizador.

Na apresentação, o prof. Germano Machado fala que a principal mensagem do livro é a multiplicidade de opinião sobre o atual Presidente da República sem nenhuma pretensiosidade, sem nenhum embate político partidário. "A importância do Livro Carta ao Presidente é a singularidade de escritores iniciais, e outros mais avançados quererem levantar uma visão sobre o atual Presidente do Brasil. E, daí a importância desse texto que não é pretensioso, em ouvindo vários escritores já apresentar uma visão de julgamento, que não é condenatória nem partidária".

Para a escritora Morgana Gazel que assina o texto da contra capa, "quando brasileiros exercitam a cidadania num livro como Carta ao Presidente, apontando contradições que eles observam ou sentem na própria pele e para as quais reclamam solução, a leitura deste livro faz-se tão necessária e oportuna que, ouso afirmar, deve ser considerada imprescindível nas escolas do Brasil".

O organizador - Carlos Souza é jornalismo e profissional de marketing. Tem atuado na área de assessoria de imprensa e marketing pessoal para escritores, instituições culturais e artistas de modo geral. Também é radialista, professor e palestrante. Autor do livro Revolução Pessoal – Seu Próximo Desafio, no qual demonstra que é possível enfrentar desafios de modo a alcançar as metas pessoais. Além disso, participa de dez coletâneas. É verbete do Dicionário de Autores Baianos da Secretaria de Cultura e Turismo da Bahia e da Enciclopédia da Literatura Brasileira Contemporânea, Volume XIV, 2009, Rio de Janeiro/RJ, organizada por Reis de Souza.

Tem artigos publicados nos jornais: A Tarde, Correio da Bahia, Tribuna da Bahia, Bahia Notícias, Tribuna Evangélica, Primeira Página, e a Voz do Cepa. Membro da Academia de Cultura da Bahia e colaborador do Círculo de Estudo, Pensamento e Ação (CEPA), da Fundação Òmnira e do Projeto Fala Escritor.

Informações: 71 8122-7231

E-mail: carlossouzamkt@hotmail.com

www.carlossouza.zip.net

http://www.bienaldolivrosp.com.br/A-Bienal-do-Livro/Pre-Lancamento-de-Livros

9 de agosto de 2010

Fala Escritor em Luto


Luiz esteve na 4ª Edição do Fala Escritor no dia 14 de novembro de 2009 para lançar os livros: Nos Idos de 68 e Entre a Morte e a Vida.

Prezados amigos e amigas,

O escritor Luiz Lyrio nos deixou neste domingo à noite.

Se nós, filhos, perdemos um pai, com certeza todos que o conheceram perderam um grande amigo e, o Brasil, um grande escritor.

A partir de agora o que nos conforta é perceber em suas obras a mente inquieta, contestadora e, com certeza, cheia de liberdade.

Bom, vocês que também o conheceram podem falar mais sobre ele...

Fica a sensação de retissências ....muitos caminhos foram trilhados....mas ainda havia muito a percorrer ... ele nos deixou num grande momento de sua vida....

Velório 2 no Cemitério Parque da Colina: Rua Santarém, Nova Cintra, Belo Horizonte. Telefone: (31) 3292-6144. A partir das 7hs, hoje, 09/08/2010 (segunda-feira).

O enterro será às 17horas deste mesmo dia.
Todos sabem o quanto nosso pai gostava de se sentir querido.
Contamos com a presença de todos,

A família



Mais sobre Luiz Lyrio:

Professor e escritor, Luiz Paulo Lírio de Araujo (Luiz Lyrio) é natural de Belo Horizonte. Formado em História pela UFMG, lecionou durante trinta anos em várias escolas das redes pública e particular de Minas Gerais. Publicou os livros GRÊMIO LIVRE: UM EXERCÍCIO DE CIDADANIA (1998), NOS IDOS DE 68 (2004), MARCAS DE BATOM (2OO4) e ABDUÇÃO (2007). Entre 1998 a 2002, produziu um vídeo sobre Grêmios Estudantis e proferiu palestras sobre o assunto em várias escolas. Entre 2002 e 2006, editou ESTALO, a revista, publicação voltada para divulgação de trabalhos de novo autores. Entre 2004 e 2008, colaborou com o jornal O Espigão de Belo Horizonte. Desde 2002, várias crônicas suas tem sido publicadas no Jornal O TEMPO de Belo Horizonte. Em 2005, por sua crônica “ALICE NO PAÍS DAS ARMADILHAS”, foi agraciado com o PRÊMIO DESTAQUE no V Concurso Rubem Braga de Crônicas (Cachoeiro do Itapemirim – ES). Em 2006, teve seu conto “PARA QUE CAMINHAR?” classificado em 6o lugar para publicação em livro no CONCURSO LITERÁRIO FLIPORTO – 2006 (Porto de Galinhas (PE)). Em 2007, teve seu conto CORPO FECHADO selecionado no VI Prêmio Literário Livraria Asabeça (São Paulo – SP) para publicação em antologia, teve um de seus contos premiado com MENÇÃO HONROSA no II CONCURSO CLAUDIONOR RIBEIRO DE CONTOS (Cachoeiro do Itapemirim – ES) e ganhou Menção Honrosa no 5º CONCURSO LITERÁRIO GUEMANISSE DE CONTOS E POESIAS, tendo seu conto PASSAGEM DE ANO publicado em 2008 no livro ELOS E ANELOS da Editora Guemanisse (Teresópolis – RJ). Em 2008, a Mazza Edições lançou uma nova edição do livro NOS IDOS DE 68. É membro Correspondente da Academia Cachoeirense de Letras (ACL) e da Academia de Letras de Teófilo Otoni (ALTO), e representante do Movimento Abrace em Aracaju.

2 de agosto de 2010

Projeto Fala Escritor Edição de Aniversário - (Espaço Castro Alves - Livraria Saraiva - Salvador Shopping)


Apresentação:
Renata Rimet

Abertura e Intervenções Musicais:
Canto In Verso

Bate Papo:
Produção e vendas de livros: experiência e caminhos de um escritor de sucesso com Sérgio Almeida (participação especial de Marcelo Trevisan gerente de produção da Editora Casa da Qualidade)


Recital Poético:
Carlos Souza, Fau Ferreira, Gibran, Grigório Rocha, Jayme Poeta, JoaniceMarques, Josué Ramiro, Leandro de Assis, Lucymar Soares, Luiz Menezes, Monique Jagersbacher, Morgana Gazel, Pareta Calderasch, Renata Rimet, Rosana Paulo, Soll Dantas,Tássio Revelart, Valdeck Almeida de Jesus, Varenka de Fátima, Vera Passos 


Data: 07/08/2010

Hora: 18:00h

Local: Saraiva Mega Store – Espaço Castro Alves

Salvador Shopping (2º Piso)

*Entrada Franca

Contatos:

(71) 8831-2888 (Leandro)
(71) 8189-0612 (Monique)
(71) 8203-1295 (Renata)



O Projeto Fala Escritor – Foi criado em 2009, pelo poeta Leandro de Assis, com a colaboração dos escritores Carlos Souza, Fau Ferreira, Grigório Rocha, Monique Jagersbacher, Renata Rimet e Valdeck Almeida. Seu objetivo é unir os novos escritores brasileiros, incentivar a escrita, a publicação e o lançamento de livros, além de disseminar informações referentes ao mercado editorial.