16 de abril de 2011

Um brinde à Amizade

Por: Renata Rimet


Foi com um grande brinde à amizade que transcorreu a 18ª edição do Projeto Fala Escritor. Por mais que desejássemos focar as atrações convocadas para compor o evento, era notória a reação do público, seu comportamento carinhoso para com o grupo e demais presentes.

O texto de abertura foi uma homenagem à CAPPAZ - Confraria Artistas e Poetas pela Paz - que completava seu terceiro ano de vida, incentivando e disseminando a Cultura de Paz, um conjunto de valores, atitudes, tradições, comportamentos e estilos de vida baseados no respeito à vida, no fim da violência e na programação e prática da não-violência, por meio da educação, do dialógo e da cooperação, por entender que a promoção da Paz é um objetivo maior e mais abrangente do que credos, filosofias e partidos políticos. 

Contamos, na ocasião, com a presença dos confrades Deomídio Macêdo, Pinho Sannasc, Valdeck Almeida de Jesus e Confreira Renata Rimet, que proferiu a homenagem.



No clima de paz que envolvia o ambiente, Luiz Menezes de Miranda prestou belíssima homenagem a Cymar Gaivota - "...Guerreira menina, faceira, ideal transformou, preconceito quebrou, mostrando também que um pássaro pode ser uma flor, por que não mulher?"...


Quem é o Escritor?



Com seu jeito cativante, Nelson Santana disse a que veio, apresentou uma história de vida repleta de batalhas e muita poesia. Assim tem sido a trajetória de orgulho do cidadão, ser político, poético e principalmente pai.
Poderíamos dizer que foi uma edição recheada de problemas técnicos, com porta de vidro quebrada, excesso de ruídos que impediram a performance do grupo Canto In Verso. Outro cancelamento: não aconteceu a mostra do vídeo documentário "Martin Gonçalves e o Teatro Baiano - Na mala muitas idéias",de Cymar Gaivota. 
O público não vai ficar sem estes eventos, pois entrarão na agenda de apresentação do projeto o mais breve possível.

O show que mereceu aplauso foi da plateia, que permaneceu no espaço Castro Alves, apoiou do início ao fim, numa representação de amizade e carinho que emocionou a todos os presentes. 

O Recital


Assinaram a lista de presença

Deomídio de Macêdo Neto, Pinho Sannasc, Thamy Nascimento, Acácia Reis, Maria do Carmo Lima Cedraz, Larissa Santana Garzedin Santos, Lucas Llima Cedraz, Elder Gomes dos Santos, Ednei Gomes dos Santos, Nelson Santana, Nedson Gomes dos Santos, Edneusa Santos, Denise Reis, Luiz Menezes de Miranda, Vera Lúcia Passos, Josué Ramiro Ramalho, Marlene Araújo Filha, Antonio Carlos Abreu do Nascimento Filho, Bismarque de Jesus Santos, Carlos Junior, Lidia Maria Santana, Maria Cristina Santos, Varenka de Fátima Araújo, Carlos Souza, Cymar Gaivota, Francisco Carlos, Alexandra Souza Fernandes, Ivonete Almeida de Jesus, Simião Sousa, Rosane Rubim, Cleide Machado Almeida, Jorge Carrano, Renata Rimet, Maria de Fátima Ferreira, Rebeca de Santana da Silva, José Martins Abbade, Jadesson do Vale da Conceição, Paulo Sérgio Salvador, Bruno Moura, Fábio Costa, Luciana Lopes, Sidraque Campos, Fábio Batista dos Santos, Sandra Stabile de Queiroz, Tairine Ceuta, Adailton de Jesus Barbosa.

3 Inspirações:

Rosângela Coelho disse...

Em nome da Diretiva Nacional da CAPPAZ, agradeço a homenagem prestada e parabenizo por tão grandioso evento.
Rosângela Coelho
Secretária Nacional CAPPAZ

MARLENE disse...

Realmente, os escritores baianos só ganharam com o projeto Fala Escritor. Achei linda a homenagens do poeta Luiz Menezes p a Gaivota. Riquíssima a história do escritor Nelson Santana. Falta o documentário sobre Martins Gonçalves(Cymar Goivota). Parabéns a equipe.

Leandro de Assis disse...

iii acho que esqueci de assinar o livro rsrs, mas eu fuiiiiiii, estou em uma das fotos do recital rsrsrsrs